Saúde participa de oficina sobre  Educação Permanente em Saúde

A equipe da Divisão de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e o Núcleo de Educação e Saúde da Secretaria Municipal de Rio Branco, participaram na quinta feira, 17 e sexta-feira, 18, em Manaus, da Oficina de Monitoramento e Avaliação da Política Nacional de Educação Permanente – PNEPS da Região Norte do Brasil, em que foram discutidos os elementos conceituais e abordagens que permitam subsidiar o monitoramento e avaliação da – PNEPS.

A oficina foi uma oportunidade para os profissionais trocarem experiências sobre as estratégias de educação permanente em saúde Foto: Cedida

A oficina foi uma oportunidade para os profissionais trocarem experiências sobre as estratégias de implementação da Política de Educação Permanente em Saúde. De acordo com a técnica da Divisão de Ensino e Pesquisa, Taynana Soares, é por meio dos indicadores discutidos na oficina que o serviço é aprimorado.

“É por meio dos indicadores que avaliamos os avanços e quais os aspectos que precisam ser aprimorados, as lacunas que ainda existem, para que assim possamos avançar na implementação desta política tão importante”, frisou Taynana. 

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde visa a qualificação dos profissionais de saúde, unir o aprender e o ensinar dentro da realidade de cada região. Segundo a técnica de ensino e pesquisa, Estela Livelli, a oficina “foi importante porque oportunizou uma discussão crítica sobre a validação do desenho avaliativo dos instrumentos e matrizes do  monitoramento e avaliação da região do Norte”, disse. 

Para Taynana, a qualificação dos profissionais é primordial tendo em vista que este profissional qualificado promove mudanças positivas no seu local de trabalho, colaborando assim para qualidade do serviço de saúde prestado ao usuário do SUS. 

“A qualificação dos profissionais de saúde por meio da educação permanente contribui para a formação de profissionais críticos reflexivos que consequentemente deverão promover mudanças positivas no seu local de trabalho, colaborando para a qualidade do serviço de saúde prestado ao usuário do SUS”, finalizou a técnica da divisão,Taynana Soares

Nos dias 9 e 10 de outubro, foi realizada a 1ª Oficina de Fortalecimento da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde (EPS), no município de Cruzeiro do Sul, o objetivo foi discutir a importância da EPS.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter