educação no trânsito

No Juruá, 1ª Ciretran inicia campanha Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo, criado em 2014, tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, por meio de ações coordenadas entre poder público e sociedade civil.

Em Cruzeiro do Sul, a iniciativa envolve o Pelotão de Trânsito da Polícia Militar (PM), a Secretaria Municipal de Trânsito e outras entidades para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar informações.

1ª Ciretran lança campanha Maio Amarelo na Escola Presbiteriana. Foto: Diego Silva/Secom

Por isso, a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) iniciou nesta quarta-feira, 3, na Escola Presbiteriana, atividades em alusão ao Maio Amarelo.

Para Izaías Queiroz, gerente da 1ª Ciretran em Cruzeiro do Sul, as ações da autarquia pretendem estimular a participação da população na construção de um trânsito mais seguro. “Nossas ações educativas começam pelas escolas, pois as crianças serão os futuros condutores”, explicou.

Ações educativas e preventivas em escolas da rede pública de ensino são prioridade da 1ª Ciretran em Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Silva/Secom

“Sempre peço para meus pais ficarem atentos; no futuro quero ser uma boa condutora e contribuir com um trânsito melhor em nossa cidade”, Heloísa Nascimento, aluna do 3º ano.

O tenente Alessandro Martins, comandante do pelotão de trânsito da PM, disse que as ações integradas são de grande valia para um trânsito mais humano, cujo objetivo maior é a preservação de vidas.

Servidores da Ciretran promovem formas lúdicas de educação e conscientização para crianças. Foto: Diego Silva/Secom

Para reduzir o número de acidentes envolvendo vítimas fatais em Cruzeiro do Sul, a 1ª Ciretran realiza campanhas, abordagens e orientações nas ruas. O órgão se empenha em trabalhos preventivos e educativos, realizando rotineiramente palestras lúdicas em escolas da rede pública, no intuito de conscientizar crianças e jovens para a educação no trânsito.