No interior, governo trabalha para fortalecer sistema de saneamento

Diretoria e equipe técnica do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) iniciaram nesta sexta-feira, 3, as visitas técnicas das unidades do Depasa em sete municípios da região do Purus e Juruá. O objetivo é avaliar o funcionamento das unidades operacionais e sistematizar informações para fortalecer o sistema de distribuição de água no interior do estado.

A vistoria começou pelas unidades de Sena Madureira. O município, que capta água do Rio Iaco, conta com estação de captação e tratamento com capacidade para tratar até 120 litros/segundo e rede de distribuição que, atualmente, leva água a cerca de 7 mil domicílios. A necessidade mais urgente é a ampliação das interligações para que a água coletada e tratada possa chegar a mais domicílios.

De Sena, a equipe seguiu para Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá onde a diretoria e técnicos do Depasa vistoriaram projetos em andamento, verificaram as instalações e acolheram demandas dos gerentes das unidades. Melhorias nos sistemas elétricos, manutenção de bombas e fortalecimento do setor comercial foram algumas das solicitações. “Temos hoje, em Sena Madureira, um bom parque de produção, mas precisamos de novas ligações. Em Feijó, o abastecimento já ocorre 24 horas, mas precisamos fortalecer o setor comercial.  Junto com a equipe técnica vamos trabalhar para equacionar e resolver os problemas”, disse o diretor-presidente do Depasa, engenheiro Tião Fonseca.

Informações coletadas servirão de base para elaboração de estratégias para fortalecer o sistema de água nos municípios Foto: Assessoria Depasa

As visitas técnicas às unidades fora da capital integram plano de ação para garantir atenção especial ao interior. “Não é porque estamos longe que, nos municípios, o Depasa tem que ser diferente. Por isso estamos aqui, para planejar ações para melhorias e ter sempre um plano B, afinal, esse é um sistema que não pode parar, nunca. O governador Gladson Cameli tem toda disposição em nos dar condições para que o Depasa funcione no interior como funciona na capital”, destacou Tião Fonseca, ao anunciar ações já planejadas, como a realização de formação continuada e aquisição de equipamentos para os servidores.

No domingo, 5, a jornada continua com visita às unidades do Depasa em Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

Ações no interior

No interior do Acre, os convênios firmados com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) visam a modernização e a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e ampliação da oferta do Sistema de Tratamento de Esgoto. São ao todo 14 contratos que beneficiam os municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá,  Vila Campinas, Acrelândia, Brasileia, Xapuri, Assis Brasil, Santa Rosa e Jordão, além da sede de Porto Acre e Vila do V. Os valores somam R$ 39.055.757,27. Em Tarauacá, a prioridade é a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário em parte do município e na Vila Corcovado.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter