Em ação emergencial, governo leva água potável para 950 famílias

Inicialmente serão atendidas mais de 900 famílias do Panorama, Ramal São João e Belo Jardim

O Governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), inicia nesta segunda-feira, 6, ação emergencial para reforçar a distribuição de água potável em Rio Branco. O objetivo é garantir o fornecimento de água nas localidades ainda não atendidas pelo sistema de distribuição do Depasa, como mecanismo para evitar a disseminação do novo coronavírus.

A medida, que integra plano emergencial de combate à propagação do coronavírus, considera a situação de emergência em que a água é a principal aliada nas ações de combate ao vírus causador da Covid-19. A ação objetiva garantir às famílias meios para manter os cuidados com a higienização, e foi instituída por meio da Portaria nº 0167, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 31 de março, que dispõe sobre a criação de comissão do Depasa para adoção de medidas de enfrentamento da emergência decorrente da pandemia de Covid-19.

Com o confinamento das famílias, intensifica-se o problema das regiões ainda não abastecidas pelo Depasa. “Para essa ação social encaminhamos carros-pipa para abastecer casas das famílias ainda não atendidas com rede de água e que sequer têm reservatórios. É mais uma ação liderada pelo governador Gladson, que faz o ataque ao coronavírus de forma contundente, e tem o Depasa como parceiro nessa operação”, destaca o diretor-presidente do Depasa, engenheiro Tião Fonseca.

A ação objetiva garantir às famílias, que hoje precisam estar mais em casa, meios para manter os cuidados com a higienização Foto: Assessoria Depasa

As ações serão diferenciadas e de acordo com a necessidade de cada localidade. O abastecimento será feito por meio de carros-pipa com prioridade para o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social que não possuem reservatórios. A medida será adotada enquanto durar a situação de emergência decorrente da pandemia, podendo ser ampliada ao longo do ano, de modo a proporcionar o abastecimento de água em bairros de difícil acesso que ainda não contam com os serviços do Depasa.

Inicialmente, serão atendidas 950 famílias moradoras do Panorama, Ramal São João e invasão do Belo Jardim, no Ramal da Judia. Para a identificação das famílias a serem atendidas, a comissão responsável pela execução do projeto tomou como base o banco de dados de famílias inscritas no CadÚnico e ouviu os representantes dos moradores das localidades.

No Panorama, onde hoje moram 950 famílias, o governo, por meio do Depasa, entregará uma caixa d’água por família, 15 caixas d’água comunitárias com capacidade de 15 mil litros e 1 kit de higiene pessoal (álcool em gel, sabonete, sabão) por família.

No Ramal São João, serão entregues caixa d’água comunitárias e será feito abastecimento por meio de carro-pipa para atender 150 famílias. Os moradores do Belo Jardim também receberão caixas d’água comunitárias e água entregue pelos carros-pipa.

Ações educativas

Além da distribuição de caixas d’água para quem precisa  e abastecimento dos reservatórios com carros-pipa, o plano de ação prevê, ainda,  ações educativas  sobre o tratamento da água nas residências que captam água de poços, cuidados sanitários durante  pandemia e consumo consciente da água.

.A execução do projeto vai mobilizar equipes dos setores operacional e de distribuição do Depasa, além de assistentes sociais e engenheiro químico.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter