No encerramento da Semana Estadual de Direitos Humanos, servidores são homenageados

Em alusão ao dia 10 de dezembro, dia  foi adotad0 pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) encerra as atividades da semana com palestra e cerimônia de entrega do Prêmio Estadual dos Direitos Humanos aos servidores da instituição. O evento se deu na manhã desta sexta-feira, 10, no auditório da Usina de Artes, em Rio Branco.

Estiveram presentes na cerimônia a secretária da pasta, Ana Paula Lima; a diretora de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, Claire Cameli; o diretor de assistência social, João Mascarenhas; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Maria Meireles; além da Banda de Música da Polícia Militar.

A cerimônia de encerramento se deu na Usina da Arte, em Rio Branco. Foto: Clara Martins/Secom

Iniciada na última segunda-feira, 6, durante a IX Semana Estadual de Direitos Humanos, a pasta realizou diversas palestras, seminários e oficinas direcionadas à sociedade civil e aos gestores de município, como também deu notoriedade a temas importantes, como o lançamentos do Plano Estadual e Municipal de Acessibilidade, Plano Municipal de Mulher e Cartilha de Direitos Humanos. O objetivo, segundo Ana Paula Lima, foi dar maior visibilidade às ações relativas às políticas públicas e fortalecer a rede de instituições que atuam na defesa e na promoção dos direitos humanos no estado.

“Percorremos os municípios capacitando a rede e gestores da pasta, para darem continuidade aos trabalhos voltados ao enfrentamento às desigualdades, que é o elemento central para a promoção social de classes que diariamente sofrem com algum tipo de preconceito, violência ou discriminação. Foi uma semana muito proveitosa e,  por esse motivo, hoje estamos aqui para celebrar nossas conquistas”, destacou Ana Paula Lima.

Ana Paula Lima é secretária de Estado de Assistência Social, Direitos Humanos e de Políticas Pública para as Mulheres. Foto: Clara Martins/Secom

Além de uma palestra alusiva ao dia em que foi adotada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, com o professor e doutor da Universidade Federal do Acre, Leonardo Lani de Abreu, servidores da SEASDHM foram homenageados com a entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos. A premiação se deu como forma de agradecimento aos serviços prestados por cada servidor, principalmente durante o enfrentamento da maior tragédia sanitária dos últimos tempos, a Covid-19, ainda potencializada pelas enchentes e crises humanitárias.

“A secretaria não parou e o empenho dos servidores que estavam na linha de frente foi primordial para o assistencialismo dos mais atingidos em tempos de pandemia, enchentes e crises migratórias. Todos foram a campo, mesmo correndo riscos de comprometer a própria saúde em benefício de outras pessoas e, por esse motivo, precisávamos reconhecer o empenho e o esforço de todos que nos ajudaram a vencer essa etapa. A premiação é nossa maneira de externar nosso agradecimento”, finalizou Claire Cameli, diretora da pasta.

Claire destacou o empenho dos servidores durante o período de pandemia. Foto: Clara Martins/Secom

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter