No Dia do Agricultor, PAA fortalece produção familiar em Porto Walter

Programa de Aquisição de Alimentos movimenta economia no município de Porto Walter (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Programa de Aquisição de Alimentos movimenta economia de Porto Walter (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

O Dia do Agricultor, 28 de julho, foi comemorado em grande estilo pelo governo do Acre. A data que homenageia quem tira da terra seu sustento foi celebrada com a chegada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Porto Walter.

O programa garante a compra por um preço justo da produção familiar dos agricultores e distribui os alimentos para entidades que desenvolvam ações de apelo social, como escolas, creches e instituições religiosas, fortalecendo a segurança alimentar do público atendido por essas entidades.

Em Porto Walter são 110 fornecedores do programa e 15 instituições beneficiadas, gerando mais de R$ 400 mil na economia do munícipio.

São entidades como a Pastoral da Criança, que atende mais de mil crianças todo mês na cidade e no interior. A irmã missionária Mariana Sabater afirma que a instituição vive de doações e que o PAA é de fundamental ajuda.

“Nos últimos quatro meses, tivemos uma queda dos recursos que chegam até a Pastoral. Os alimentos do programa chegam em boa hora para garantir a alimentação das mais de mil crianças que atendemos”, esclarece.

Glenilson Figueiredo e Lourival Marques com os produtos entregues para entidades de Porto Walter (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Glenilson Figueiredo e Lourival Marques com os produtos entregues para entidades de Porto Walter (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Se o programa auxilia as instituições, para os produtores significa melhoria na qualidade de vida e a certeza de que o que foi plantado e colhido será comercializado. “A minha vida mudou depois desse programa. Com essa ajuda a vida melhora e a gente planta com mais vontade”, afirma o agricultor Francisco Lima.

Meta é aumentar número de beneficiados

A primeira entrega no ano do PAA em Porto Walter contou com a presença dos produtores, representantes de entidades, autoridades do município e do deputado estadual Lourival Marques, que deu início ao projeto em 2011, quando era gestor da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

“O programa é fantástico, porque mexe com a vida de todo o município. O produtor vende sem a figura do atravessador, e ganha mais, os estudantes têm uma merenda com mais qualidade e a economia do município se fortalece com a circulação de mais dinheiro”, destaca.

O secretário da Seaprof, Glenilson Figueiredo, falou da meta de aumentar o número de produtores beneficiados com o PAA em Porto Walter.

“Hoje é o Dia do Agricultor, e o governo do Estado está dando este presente aos produtores aqui do município. Nossa meta é duplicar, no ano que vem, o número de agricultores atendidos pelo programa, fortalecendo a agricultura familiar em Porto Walter”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter