Nazareth Araújo prestigia inauguração do campus do Ifac em Sena Madureira

Nazareth Araújo destacou a importância da educação profissional para jovens (Foto: Val Fernandes/Secom)

A vice-governadora Nazareth Araújo participou na noite de quinta-feira, 10, da inauguração do campus do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Sena Madureira. O evento contou com a participação do ministro da Educação, Rossiele Soares, da secretária de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Eline Neves Braga Nascimento, da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, e de parlamentares estaduais e federais.

A nova sede do campus Sena Madureira conta com mais de 4,5 mil metros quadrados de área construída e capacidade para receber até 1,2 mil estudantes. Atualmente, o campus do Ifac em Sena Madureira atende cerca de 800 alunos.

Nazareth Araújo lembrou de sua trajetória como estudante da Escola Técnica do Rio de Janeiro e destacou a importância da educação profissional para jovens como uma forma de se qualificarem melhor para o mercado de trabalho.

“Quando falamos sobre educação profissionalizante tratamos de cursos que, além de formar profissionais com conhecimento técnico, devem estar preocupados também com a formação do cidadão. O papel da educação é de grande importância para a sociedade, não só pela formação dos indivíduos que atuam nesta sociedade, mas também pela inclusão daqueles que estão fora do processo produtivo do sistema social”, disse a vice-governadora.

O ministro Rossiele Soares frisou: “É através da educação que transformamos sonhos em realidade. Acredito muito que o caminho, se queremos transformar, é colocar educação na frente do debate e como prioridade. É através da educação que iremos impactar a segurança, a saúde, o desenvolvimento e a empregabilidade dos brasileiros. É nesse meio que os institutos federais têm um papel importante. Estarei à disposição para o diálogo e encontrarmos os melhores caminhos para a educação brasileira”, revelou.

O que disseram

“A inauguração desse campus é uma conquista para a família do Instituto Federal do Acre. Gostaria que a bancada federal do Acre assumisse o compromisso na hora de discutir as emendas destinarmos ao Ifac como forma de suprir suas necessidades. É necessário acreditar que a educação não é somente o futuro, mas, também, o presente. E isso só acontece com vontade e ações políticas e sociais.” Jorge Viana – Senador

“Estou feliz por conseguir compor um grupo que não tem bandeira partidária. Todos lutam e defendem a educação. Estamos aqui falando a mesma língua. Hoje é um dia festivo, importante e muito especial para o Ifac por ser a consolidação da educação profissional em Sena Madureira. A interiorização faz a grande diferença na vida dos jovens que acessam nosso campus. A educação profissional tem feito a diferença na vida dos jovens acreanos.” Rosana Cavalcante – Reitora do Ifac

“Os Institutos Federais estão presentes pelo interior do país para levar educação as pessoas que mais precisam. Hoje 82% da nossa rede é constituída de alunos com renda per capita de um salário mínimo. Conseguimos atingir quem mais precisa de educação e isso tem sido feito com muita dedicação. Quando inauguramos mais um campus é com a certeza de que todos saem ganhando, pois ele leva desenvolvimento para as cidades, com mão de obra digna e qualificada.” Roberto Gil Rodrigues – Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter