Com o objetivo de promover um espaço inovador em design voltado para o conceito de desenvolvimento sustentável, o governo do Estado deu início ao projeto da Escola de Design do Acre, que, por enquanto, funciona no Distrito Industrial de Rio Branco.
O designer Marcelo Rosenbaum, acompanhado pela governadora em exercício Nazareth Araújo, visitou nesta quarta-feira, 16, as instalações da escola.
Rosenbaum, que foi contemplado na terça-feira, 15, em Rio Branco, na categoria nacional do Prêmio Chico Mendes de Florestania, conversou com os alunos do terceiro módulo do curso.
Sob a coordenação do Instituto Dom Moacyr (IDM) e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), a escola oferece cursos técnicos de nível médio em design de móveis, comunicação visual e produção de moda.
De acordo com Nazareth, o projeto é uma matriz de oportunidades. “Aqui os jovens podem aprender os caminhos para a agregação de valor e de conhecimentos”, comentou.
Em um breve bate-papo, o designer compartilhou um pouco de sua experiência e falou sobre os motivos que o trouxeram ao Acre pela décima vez, em menos de três anos.
“O design é um objeto, é um olhar multicultural que traz a transversalidade da arte, que pode criar novas relações e possibilidades de integração. Quando a gente faz o que acredita e gosta, o retorno financeiro vem como resultado, naturalmente”, frisou.
Rosenbaum, em parceria com a comunidade indígena yawanawá, criou uma coleção de luminárias feitas com miçangas. “Ao meu ver, a maior riqueza cultural do Acre é a indígena”, completou.