Campanha contra a aftosa atinge mais de 98% do rebanho bovino acreano

Rebanho do Acre cresceu e chegou a 2,9 milhões de animais. 98,33% foi imunizado durante campanha contra aftosa (Foto: Leônidas Badaró)
Rebanho do Acre cresceu e chegou a 2,9 milhões de animais. 98,33% foi imunizado durante campanha contra aftosa (Foto: Leônidas Badaró)

O rebanho bovino acreano termina 2015 – ano em que o estado completou dez anos como zona livre de aftosa – ainda mais protegido.

Na manhã desta quarta-feira, 16, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) divulgou o resultado oficial da segunda campanha de vacina contra a febre aftosa ocorrida em novembro, já que os criadores de gado tiveram 15 dias para fazer a declaração de vacinação.

A campanha, mais uma vez, foi um sucesso. No total, 98,33% do rebanho acreano foi vacinado nos 22 municípios do estado.

Mamed Dankar, diretor-presidente do Idaf, reuniu os gestores responsáveis pela campanha para uma análise dos números alcançados nesta etapa de vacinação. Com a avaliação dos índices de cada localidade, o órgão se prepara para as próximas atividades.

“O Idaf está de parabéns. Agora vamos olhar de forma criteriosa para esses números e verificar que municípios estão abaixo do que pretendíamos e definir novas estratégias para esses locais”, afirma Jean Carlos Torres, coordenador do Programa de Erradicação da Febre Aftosa no Idaf.

Mamed Dankar anunciou que mais de 98% do rebanho bovino do Acre foi vacinado contra a febre aftosa (Foto: Leônidas Badaró)
Dankar: “Mais de 98% do rebanho bovino do Acre foi vacinado” (Foto: Leônidas Badaró)

Alguns municípios se destacaram na campanha de novembro. Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba tiveram os melhores índices, 100%, 99,76% e 99,66% respectivamente.

Outros se destacaram no comparativo com a primeira fase da campanha, realizada em maio, como destaca Dankar: “Em alguns municípios, como Feijó, fizemos parceria com o sindicato, subimos o rio com nossa equipe e chegamos a mais de 97%. O outro é Porto Walter, que mesmo de difícil acesso, subiu muito seus índices”.

O levantamento da campanha também mostrou que cresceu o rebanho bovino no Acre, que agora chega a 2,9 milhões de animais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter