Nascimento de Jesus e mapping hoje no Palácio Rio Branco

A apresentação de mapping deste ano terá duração de 15 minutos, com o tema “25 Anos Chico Mendes Vive Mais!” (Foto: Sérgio Vale)
A apresentação de mapping deste ano terá duração de 15 minutos, com o tema “25 Anos Chico Mendes Vive Mais!” (Foto: Sérgio Vale)

Nesta segunda-feira, 16, o Grupo de Apresentação Folclórica do Acre (Gafa) se apresenta em Rio Branco. O grupo tem 16 peças folclóricas no repertório. A primeira exibição da programação deste ano teve o personagem Mapinguari como tema. Já a apresentação desta segunda-feira é específica sobre o nascimento de Jesus. O coral formado pelas “Pastorinhas” e crianças é formado por 22 componentes, incluindo os músicos.

“A gente convida todos a participarem dessa apresentação que tem as músicas de entrada, ‘Noite Linda’, ‘Cantam os Anjos’, entre outras músicas e encerra com a ‘Despedida das Pastoras do Oriente’”, explica Francis Nunes, coordenadora do Gafa.   O espetáculo tem aproximadamente 30 minutos de duração.

A programação cultural de Natal e fim de ano é promovida pelo governo do Estado por meio do gabinete da primeira-dama, Marlúcia Cândida, que coordena o programa Acre Solidário, e da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

As apresentações são sempre precedidas pelo canto da Ave Maria e começam às 18 horas, na esplanada do Palácio Rio Branco.

Video Mapping

Este ano, como em 2011, a população também vai poder acompanhar a projeção de “video mapping” ou mapeamento de vídeo. A técnica utiliza a projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, como estruturas de grandes dimensões, fachadas de edifícios e estátuas.

Para projetar as imagens é utilizado um programa de computador específico que forma objetos virtualmente. A partir dessas informações o software interage com um projetor para adaptar qualquer imagem à superfície do objeto escolhido.

Uma projeção comum, por exemplo, tem três mil “ansi lumens” *(unidade de medida da saída de luz de projetores, que permite uma comparação com base na especificação de brilho). Esta tem 15 mil.

“Uma projeção normal fica chapada. A alta resolução de projeção fica com efeito 3D. Em alguns momentos é como se as imagens estivessem saindo do Palácio” define Karla Martins, produtora da programação que envolve o mapping.

A apresentação deste ano terá duração de 15 minutos e é voltada para a comemoração “25 Anos Chico Mendes Vive Mais!”. Com música, narração e imagens, será feita uma homenagem ao líder seringueiro. O Chiquinho, personagem ilustrado por Ziraldo, será interpretado por um ator mirim que será o condutor da história. Haverá ainda uma parte mais lúdica voltada para as imagens tradicionais de Natal.

A exibição na fachada do Palácio Rio Branco começa nesta segunda-feira, 16 e se estende até o dia 31 de dezembro.