Na véspera do Carnaval da Família 2024, Saúde do Acre promove Pit Stop da “Prevenção Combinada”

O Carnaval da Família 2024 começa nesta sexta-feira, 9, mas a Saúde do Acre (Sesacre) já iniciou as ações de conscientização da população. Nesta quinta-feira, 8, foi a vez do Pit Stop da “Prevenção Combinada”, com entrega de panfletos educativos e preservativos femininos e masculinos. A ação ocorreu no centro de Rio Branco das 7h às 9h.

Pit Stop aconteceu nesta quinta-feira, 8, no Centro de Rio Branco. Foto: cedida/Sabrina Salomon

No período da mais tradicional festa do Brasil, o consumo excessivo de álcool é comum, o que pode favorecer à vulnerabilidade individual, por isso, é importante conscientizar as pessoas sobre temas relacionados à saúde. É o que pondera Jozadaque Beserra, chefe do Núcleo Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesacre.

“Durante as festividades de Carnaval, cria-se condições extremamente favoráveis para a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis como HIV/Aids, hepatites virais, sífilis, dentre outras. Por isso, estamos conscientizando a população neste período, para que os foliões de divirtam, mas sempre de forma segura”, alerta.

Conscientização integra as ações desenvolvidas pela Sesacre durante o Carnaval da Família 2024. Foto: cedida/Sabrina Salomon

Além do Pit Stop, a Saúde, por meio do “Bloco da Prevenção Combinada” também estendeu a ação ao visitar outras secretarias como a de Obras Públicas (Seop) e  de Meio Ambiente (Sema).

De 9 a 13 de fevereiro de 2024, a Sesacre realiza a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com o slogan “Voltou o Carnaval e com camisinha a alegria é geral”.

A ação é uma parceria entre a Sesacre, Serviço de Assistência Especializada do Acre (SAE-AC) e a Organização da Sociedade Civil (Osc Amar), que visa conscientizar a população sobre práticas seguras durante o período festivo. Dentre as atividades programadas, destacam-se ações de educação em saúde, oferta de preservativos masculinos e femininos, fôlderes e cartazes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter