Mutirão de cirurgia do joelho vai até sexta-feira, no HC em Rio Branco

Parceria entre governo do Estado e Into/RJ rendeu quase 700 cirurgias desde 2003 (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Parceria entre governo do Estado e Into/RJ rendeu quase 700 cirurgias desde 2003 (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Uma coletiva de imprensa foi realizada na manhã desta terça-feira, 31, na administração do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, com o objetivo de informar sobre o mutirão de cirurgia do joelho e as ações do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Rio de Janeiro, que está realizando os procedimentos.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, a superintendente do HC, Juliana Quinteiro, e o médico anestesista do Into do Rio de Janeiro José Luis Ramalho. O mutirão é realizado entre os dias 30 de maio e 3 de abril. Cerca de 30 pacientes estão sendo beneficiados com a cirurgia de joelho.

Segundo o secretário, os pacientes que participam do mutirão têm a vantagem de realizar a cirurgia no próprio estado. “Esses pacientes estavam todos referenciados para fazer o Tratamento Fora de Domicílio [TFD] e teriam que viajar ao Rio de Janeiro, mas agora estão podendo fazer esse procedimento aqui perto dos familiares”, ressaltou.

“Pelo aspecto da humanização, nada mais interessante que o paciente ser tratado no ambiente onde mora e perto da família. E a parceria com o governo do Estado, que vem desde 2003, tem dado certo – somando com esses, já são quase 700 pacientes operados”, informou Ramalho.

Maria Freitas, de Cruzeiro do Sul, passou pela cirurgia de joelho nesta terça-feira (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Maria Freitas, de Cruzeiro do Sul, passou pela cirurgia de joelho nesta terça-feira (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A superintendente do HC destacou que, além do mutirão de cirurgia de joelho, são realizados todos os sábados mutirões de operações ortopédicas para diminuir a fila de espera. “A intenção é intensificar os mutirões neste ano, para reduzir ao máximo a fila de espera”, disse.

Além do mutirão do Into/RJ desta semana, há uma previsão de mais três vindas dos profissionais a Rio Branco, até o fim do ano. A mais próxima deverá ser em maio, para cirurgias de quadril, e outras duas de joelho, que ainda não têm data prevista. O objetivo é reduzir o tempo de espera e evitar o transporte dos pacientes para outras localidades do país.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter