Governador recebe primeira acreana da seleção brasileira de Taekwondo

Liriel Dara, de apenas 12, é a primeira atleta da região Norte a conseguir esta conquista (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Liriel Dara, de 12 anos, é a primeira atleta da Região Norte a conseguir a conquista (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 31, a atleta Liriel Dara, de apenas 12 anos, primeira acreana a fazer parte da seleção brasileira de Taekwondo. Liriel venceu as três lutas que disputou na seletiva fechada do Grand Slam, no ginásio Divino Braga, em Betim (MG). Ela é a primeira atleta da Região Norte a conquistar a vaga, pertencendo à categoria cadete (de 12 a 14 anos), até 44 quilos.

A conquista veio após intenso trabalho. Liriel foi medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Taekwondo e medalha de ouro na Copa do Brasil, o que a deixou classificada em terceiro lugar no ranking nacional em 2014. Ela já sonhava em fazer parte da seleção e foi focada para o tatame. “Foi uma experiência única. Nós batalhamos muito, e não tenho como explicar tanta emoção. Não foi só por mim, foi por todos que me apoiaram”, disse a atleta de origem humilde, que vive com o pai aposentado.

Agora é treinar ainda mais. Liriel continuará no Acre treinando, mas passará para um outro nível com maior intensidade e equipe multidisciplinar. O próximo passo será o Campeonato Mundial, e em seguida o Campeonato Panamericano. A atleta ainda sonha com as Olimpíadas de 2020.

A Secretaria de Estado de Esportes também teve um papel fundamental no desempenho da atleta, apoiando a Federação de Taekwondo do Acre por meio de convênios. O governador Tião Viana garantiu todo o auxílio possível para que Liriel se mantenha firme no esporte. “Temos que continuar investindo naqueles que são capazes de atingir bons resultados. Você é um orgulho para o Acre”, ressaltou o governador.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest