Sejudh anuncia reativação do Conselho da Igualdade Racial

A reativação do conselho permitirá ao Acre a adesão ao Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial ( Foto: Concita Cardoso/Secom)
Políticas Públicas voltadas para a promoção da igualdade racial são destacadas na reunião ( Foto: Concita Cardoso/Secom)

Reativar o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir) foi a pauta da reunião da manhã desta terça-feira, 31, na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Para o titular da pasta, Nilson Mourão, é desejo do governador Tião Viana implementar, fortalecer e consolidar politicas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial. “Infelizmente, ainda somos marcados pelo racismo nas nossas relações do dia a dia. A reativação do conselho é o primeiro passo para trabalharmos pela igualdade racial.”

Almerinda Cunha, que está à frente do Departamento da Promoção da Igualdade Racial da Sejudh, esclarece que a reativação do conselho também irá permitir ao Acre a adesão ao Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Planapir), que indica aos estados as metas para superar as desigualdades raciais existentes no Brasil.

“Na prática, ao aderirmos ao plano, ele irá permitir o recorte étnico-racial no conjunto das políticas públicas executadas pelo governo, seguindo os princípios da transversalidade, descentralização e gestão democrática. Define ainda a alocação de recursos no orçamento da União para investimento em ações que promovam a promoção das políticas públicas de promoção da igualdade racial”, observa Almerinda.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado de Educação, da Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seadpir), da Secretaria de Estado de Saúde, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Acre (Fetacre), da Assessoria dos Assuntos Indígenas e do Clube do Samba.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest