Mutirão de cirurgia de marca-passo é realizado no HC

“Me senti aliviado quando soube que esse aparelho ia resolver meu problema” (Foto: Cássia Veras)
“Eu me senti aliviado quando soube que esse aparelho iria resolver meu problema” (Foto: Cássia Veras)

Um mutirão de cirurgias emergenciais para implantação de marca-passo foi realizado na quinta-feira, 18, no Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. Quatro pacientes – dois de Rio Branco e dois de Cruzeiro do Sul – receberam o aparelho que regula os batimentos cardíacos.

O cirurgião cardiovascular Rogério Holanda, que faz parte de uma equipe de oito cirurgiões, é o responsável pelos procedimentos cirúrgicos. Segundo o médico, a intervenção cirúrgica com marca-passo só acontece em pacientes que estão com algum tipo de boqueio no funcionamento do coração.

“O aparelho gera ritmo cardíaco nos pacientes que estão com algum tipo de bloqueio na condição do coração. O coração tem um ritmo próprio, mas, quando esse ritmo é bloqueado por qualquer que seja a causa, o paciente corre risco imediato, por isso a gente chama de cirurgias de urgência ou emergência – algo tem de ser feito. A gente coloca um cabo eletrodo dentro do coração e uma bateria para gerar estimulo elétrico, e o coração volta a bater normalmente”, explicou o cirurgião.

João Laurindo, que sofria havia nove meses com problema no coração, veio de Cruzeiro do Sul para a implantação de marca-passo. “Eu sofria muito, tinha ataques, desmaiava, sentia muita dor. Senti-me aliviado quando soube que esse aparelho iria resolver meu problema e que eu não vou mais passar mal”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter