Mulher Cidadã atenderá comunidade de Bujari no sábado

A previsão é de que sejam atendidas 700 pessoas (Foto: Val Fernandes/Arquivo/Secom)
Previsão é de que sejam atendidas 700 pessoas (Foto: Val Fernandes/Arquivo/Secom)

O projeto Mulher Cidadã chega a sua 11ª edição, com atendimentos à comunidade da Unidade de Gestão Ambiental e Integrada (UGAI) da Floresta Estadual do Antimary, na zona rural de Bujari, neste sábado, 18. As ações serão realizadas das 8 às 18 horas, para cerca de 700 pessoas.

Para transportar os moradores da comunidade rural até o local dos atendimentos, a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) vai disponibilizar veículos.

Entre os serviços ofertados, os de saúde são os mais procurados. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do programa Saúde Itinerante, levará dez médicos das especialidades de ginecologia e obstetrícia, pediatria, cardiologia e endocrinologia, entre outras.

Nove profissionais de enfermagem, biomedicina e outras áreas da saúde também participarão. A prefeitura de Bujari ofertará atendimentos odontológicos.

Serão ofertados exames de ultrassonografia, preventivo do câncer do colo útero (PCCU), eletrocardiograma e laboratoriais, além de entrega gratuita de medicamentos.

O Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPE) da Sesacre levará atendimento médico na área de Saúde Mental, com orientação sobre atendimento a dependentes químicos. A equipe realizará busca ativa de caso de negligência contra idosos, teste rápido para detecção de leishmaniose e roda de conversa sobre saúde sexual e reprodutiva.

A Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) realizará atendimento psicossocial, com orientações sobre violência doméstica. Oficina de artesanato e roda de conversa sobre empreendedorismo serão realizadas pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN).

Para atualizar a cadastro das famílias junto ao programa Bolsa Família, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS) levará equipe de atendimento. Rodas de conversa sobre gravidez na adolescência serão realizadas pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

O Tribunal de Justiça do Estado (TJAC), por meio da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas, ofertará corte de cabelo feminino. Os serviços serão desenvolvidos pelo Grupo de Beleza, que disponibiliza cursos profissionalizantes a reeducandas dos complexos penitenciários do estado.

A Defensoria Pública Geral do Estado (DPE) levará atendimento na área jurídica, com orientação sobre processos e coleta de material para exames de DNA.

Mulher Cidadã

O projeto Mulher Cidadã tem como proponente o gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, sendo executado pelas secretarias de Polícia Civil (SEPC), de Segurança Pública (Sesp), de Meio Ambiente (Sema), de Articulação Institucional (SAI), SEDS, SEE, SEPN, Sesacre e SEPMulheres, e Assessoria da Juventude (Assejuv).

Também são parceiros do projeto a DPE, que oferece assistência jurídica em geral, o TJAC e o Ministério Público Estadual (MPAC).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter