Acre Solidário e SEE realizam oficina de reciclagem com pneus

Servidores aprenderam os processos de reciclagem para a produção de móveis (Foto: Cedida)
Servidores aprenderam os processos de reciclagem para a produção de móveis (Foto: Cedida)

O Acre Solidário e a coordenação de humanização da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) realizaram a oficina de reciclagem com pneus para a produção de móveis, no dia 14 deste mês, com a participação de servidores da SEE.

A ação faz parte da campanha Lixo Zero – Põe a Mãos na Consciência, coordenada pela primeira-dama Marlúcia Cândida. Na oficina, foi apresentado o conteúdo do processo de fabricação de móveis como pufes, sofás, prateleiras, estantes, mesas de centro e outros.

As peças são elaboradas com pneus de caminhão, motos, carros de passeio e até de tratores, e são trabalhadas em napa, crochê, patchwork e tecidos.

“Transformamos os pneus, que são materiais recicláveis, em móveis. Além da conscientização ambiental, também agregamos a geração de renda e sustentabilidade. É um novo olhar para esses materiais, que muitos acham que não têm nenhum valor, mas é o lixo que vira luxo”, disse Edilza Rocha, coordenadora de humanização da SEE.

A SEE vem desenvolvendo atividades sobre consciência ambiental já há doze anos. Para Edilza, a campanha com a temática do lixo chega para enriquecer e fortalecer o projeto com o foco ambiental.

“A primeira-dama está de parabéns com essa ação. Sabemos que é muito difícil trabalhar com a conscientização ambiental, e a campanha Lixo Zero é um grande avanço”, disse.

O calendário de atividades da campanha Lixo Zero segue até o fim deste mês. “A oficina com a SEE abriu a programação da campanha. Teremos educação ambiental nos bairros Cadeia Velha e Habitasa, com a Campanha Reciclagem, da SOS Amazônia, oficinas de orientação para separação de resíduos em recicláveis e não recicláveis e destinação adequada com proprietários dos quiosques dos parques, pela Sema, e outras ações”, explicou Walnizia Cavalcante, que coordena a programação da campanha.

Lixo Zero

O objetivo é debater o conceito Lixo Zero em diversos espaços da sociedade, promovendo a conscientização e sensibilização sobre os danos causados pelo lixo jogado nas ruas, parques, rios e quintais, além de buscar estimular práticas de descarte de lixo mais sustentáveis.

Com o apoio da SOS Amazônia, do governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a campanha envolve instituições governamentais, não governamentais e a comunidade em geral.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter