Entre muito nervosismo e muita ansiedade, mais de 70 mil alunos preparam-se para encarar neste fim de semana, durante os dias 8 e 9, a edição 2014 do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Com a adesão da prova como portal de acesso ao ensino superior brasileiro, a preocupação em ser aprovado vem aumentando consideravelmente durante os últimos cinco anos, já que o Enem também permite aos candidatos financiar os estudos em instituições particulares por intermédio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ou garantir uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
Na Escola Estadual Heloísa Mourão Marques, a evolução no nível de aprovados vem sendo positiva. Segundo a coordenadora de ensino da instituição, Juliana Marinho, em 2012, cerca de quatro alunos foram aprovados na Universidade Federal do Acre (Ufac). Já em 2013, esse número passou para 102 alunos.
“Mais de 200 alunos da escola irão prestar o exame neste fim de semana. Ao longo do ano letivo, todas as aulas de terceiros anos do ensino médio foram voltadas para prepará-los, acreditando e incentivando o potencial de cada um dos nossos estudantes”, falou Juliana.
Nesta sexta-feira, 7, o Colégio Estadual Armando Nogueira (Cean) promoveu para os alunos um aulão de matemática e língua portuguesa. Socorro Onofre, professora de língua portuguesa, explicou que, “os educadores devem estimular ao máximo os jovens, para que eles não desistam de seus sonhos e consigam a aprovação”.
E entre os candidatos à aprovação, está Renan Vale, aluno de 16 anos do Cean. “Para primeira opção, escolhi Engenharia Química. Estou um pouco tenso, mas mesmo assim, estou confiante de que realizarei uma boa prova”, disse Renan.
De acordo com Josenir Calixto, diretor de ensino da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), “a preparação não começa apenas no ensino médio. Ela é resultado do primeiro contato do aluno com a escola, desde a educação infantil, onde deve ser iniciado o estímulo às capacidades leitoras e escritoras, além de sempre articular os conhecimentos distribuídos em sala de aula”.