Radiologista: o profissional que lê o que os olhos não podem ver

“É muito interessante você poder visualizar uma pessoa por dentro”, diz Négima, técnica em radiologia (Foto: Luciano Pontes/Secom)
“É muito interessante você poder visualizar uma pessoa por dentro”, diz Négima, técnica em radiologia (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Neste sábado, 8, é comemorado o dia do radiologista, profissional responsável pela realização e leitura, a análise de exames como raio-x, ultrassonografia e ressonância magnética. Com os dados coletados, esse profissional consegue ver o ser humano além do que os olhos podem ver. “É muito interessante você poder visualizar uma pessoa por dentro”, diz Négima Félix Mendes, técnica em radiologia.

O radiologista é um médico que, após concluir a faculdade, estuda mais três ou quatro anos e se especializa na área. Com a formação, atua na produção de imagens do interior do corpo, que permitem diagnosticar problemas como pneumonias, tumores ou fraturas ósseas, por exemplo. Com os equipamentos específicos, de acordo com a necessidade do paciente, analisa a imagem radiológica obtida para diagnosticar se há ocorrência de doenças ou não e, por meio do laudo, repassa as informações aos clínicos ou cirurgiões especializados. “O médico tem a hipótese do diagnóstico e a gente vai descartar ou mesmo fazer a conclusão do que o médico acha que é por meio dos exames”, explica Jackson de Araújo Taveira, gerente da Radiologia da UPA 2º Distrito.

Ao médico vai caber a análise do resultado e das imagens que vão ser adquiridas pelo técnico de raio-x,” define Rogério (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Ao médico vai caber a análise do resultado e das imagens que vão ser adquiridas pelo técnico de raio-x,” define Rogério (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Com a formação de nível médio ou tecnólogo a área também conta com a ação fundamental dos técnicos em radiologia que, em geral, têm contato direto com o paciente. Dos exames citados anteriormente, só não têm habilitação para realizar a ultrassonografia. “Ao médico vai caber a análise do resultado e das imagens que vão ser adquiridas pelo técnico de raio-x,” define Rogério Henrique Netto, médico radiologista.

O médico aproveita para lembrar a importância da realização de exames periódicos para evitar diversas doenças. No mês de outubro, por exemplo, foi o período de conscientização sobre o câncer de mana. Neste mês, chamado novembro azul, as ações são voltadas para o público masculino. “É importante que todo ano você realize exames periódicos, quer seja ultrasson, mamografia ou raio-x, para prevenir todas essas doenças, afinal, prevenir é a melhor opção”, conclui.