Moradores de comunidades da Reserva Chico Mendes recebem curso

Capacitação ensina a utilização correta de unidades sanitárias instaladas na floresta

Uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Funasa e o Núcleo Municipal de Educação em Saúde, está mobilizando durante toda esta semana, moradores de 23 comunidades rurais que foram beneficiados com o projeto de melhorias sanitárias domiciliares, realizado no ano de 2005 em Xapuri.

O projeto de melhorias Sanitárias foi implantado na Reserva através de um convênio com a Funasa e Governo do Acre, e somente agora as famílias vão receber as devidas orientações de como utilizar as unidades.

O lançamento do programa de educação em saúde e mobilização social (PESMS) e a capacitação vão acontecer no período de 18 a 21 de novembro no auditório do sindicato dos trabalhadores rurais de Xapuri.

Verônica Soares, coordenadora do núcleo de educação em saúde de Xapuri, afirma que os representantes das comunidades e autoridades locais estão sendo mobilizados para o evento.

O PESMS é uma atividade educativa, complementar às ações de melhorias sanitárias domiciliares, que estão sendo implantadas nas colocações dos seringueiros coletoresde látex para a fábrica de preservativos masculinos de xapuri.

A ação tem por objetivo melhorar as condições básicas de higiênie e saúde dos seringueiros, como também, a qualidade do produto.