Embrapa realiza pesquisa em aldeias indígenas de Feijó

Projeto visa captar o conhecimento dos índios na utilização de plantas com fins medicinais

Uma equipe da Embrapa Acre está em Feijó com o objetivo de realizar pesquisas de campo sobre plantas naturais da floresta amazônica. A pesquisa será realizada em três aldeias do Alto Rio Envira. A equipe viaja amanhã, 11.

A primeira viagem para a região foi realizada em 2006 com o objetivo de buscar a aprovação dos indígenas para a realização da pesquisa. Em seguida foi a vez de obter por meios legais na Fundação Nacional do Índio (Funai) e no Ministério do Meio Ambiente a autorização para a empreitada.

Segundo o pesquisador da Embrapa Moacir Haverroth, os índios possuem um conhecimento muito grande sobre uso de plantas com vários fins, especialmente medicinal. "Vamos buscar o conhecimento que os índios têm sobre a floresta, principalmente das plantas", ressaltou.

O objetivo da pesquisa é encontrar nas aldeias a visão botânica, o uso que é feito com as plantas e como são nomeadas e classificadas, buscando informações em relação à saúde, onde e como os indígenas buscam recursos para tratamento de doenças. A duração do projeto é de três anos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter