Ministério da Cultura lança edital para a seleção de cem Cines + Cultura

Programa será apresentado em Rio Branco durante a sessão do Circuito Documentário 

cinema.jpg

Edital quer incentivar a produção e divulgação do audiovisual no Brasil (Foto: Arquivo/Secom)

O Ministério da Cultura lança o edital para seleção de 100 Cines + Cultura, na quarta-feira, 11, durante o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. Com o programa, o MINC pretende democratizar e regionalizar a difusão do audiovisual.

O lançamento do edital ocorrerá em ações simultâneas, às 11 horas (horário de Brasília). O secretário do Audiovisual do MinC, Silvio Da-Rin, dará o ‘play’ da primeira sessão de um Cine + Cultura, em São Sebastião da Boa Vista, no arquipélago do Marajó, no Pará, em cerimônia transmitida por webconferência para o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

No Distrito Federal, a apresentação do Programa + Cultura e o lançamento do edital Cine + Cultura serão feitos pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, que estará acompanhado dos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, ambos já parceiros do Programa.

No Acre, o lançamento acontece também na quarta-feira, durante a sessão do Circuito Documentário, às 19 horas, no Cine + Cultura Hélio Melo, contemplado pelo Edital SAv/MinC Pontos de Difusão Digital 2006, coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Acre (ABDeC/AC). O Cine+Cultura Hélio Melo abriga três projetos de cinema: o Circuito Documentário, Cinema do Mundo e Curumins de Cinema.  Após o lançamento será exibido o documentário O Homem Invisível de Andréa Velloso.

A mobilização para que as organizações da sociedade civil no Acre escrevam seus projetos será feita pelos coordenadores do Cine + Cultura Hélio Melo,  ABDeC/Acre e outros parceiros. A idéia é fazer com sejam apresentados no edital pelo menos trinta projetos do Acre.

Núcleos – Visando ampliar a rede de exibidores não comerciais, o edital contemplará núcleos prioritariamente localizados em periferias de grandes centros urbanos e em municípios integrantes dos Territórios da Cidadania, localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Esses pontos selecionados serão os Cines + Cultura.

Os selecionados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas de exibição. A ação integra o Programa + Cultura – que faz parte da Agenda Social do Governo Federal – e atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação cineclubista.

Cine + Cultura

Lançado em setembro de 2008, o Cine + Cultura iniciou suas ações investindo na rearticulação dos exibidores contemplados pelo Edital SAv/MinC Pontos de Difusão Digital 2006. A partir de então, foram realizadas seis oficinas em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) nas capitais de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Ceará e Bahia. Participaram das oficinas 155 representantes de 82 pontos contemplados no edital em 2006, localizados em 23 estados brasileiros. Além da capacitação para a atividade exibidora, esses pontos começam a receber títulos da Programadora Brasil e serão os primeiros Cines + Cultura a atuar no país.

O programa irá integrar, ampliar e intensificar a utilização do audiovisual nas soluções para os desafios impostos na Nova Política Social para o Brasil: Eixo Cultura.

Equipamento digital, formação e acervo

Os novos 100 Cines + Cultura receberão pelo primeiro edital de 2009, o equipamento para instalação de salas de exibição digitais, que consiste em uma tela para projeção, um projetor de vídeo com, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som de 4 canais, quatro caixas não amplificadas, um amplificador, dois microfones sem fio e uma Câmera Filmadora Digital Mini DV 3CCD.

A oficina de capacitação cineclubista objetiva qualificar de maneira prática os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação com introduções à história do cinema e linguagem cinematográfica; e oferecer informações sobre questões relevantes e atuais relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade. Outra ação é estimular os responsáveis pelos Cines + Cultura a abrir o diálogo com a comunidade para a participação efetiva nas atividades.

Após receber os equipamentos e a capacitação, os Cines receberão filmes e vídeos do catálogo da Programadora Brasil, programa realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (www.programadorabrasil.org.br).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter