Ministério Público e governo anunciam mudanças na Cavalgada 2015

 

Coletiva de imprensa ocorreu nesta sexta-feira, 26, no auditório do Ministério Público (Foto: Andrey Santana)
Coletiva de imprensa foi nesta sexta-feira, 26, no auditório do Ministério Público (Foto: Andrey Santana)

O governo do Estado e o Ministério Público anunciaram as mudanças nas regras da Cavalgada 2015 na manhã desta sexta-feira, 26. O evento deixa de ser na abertura da Expoacre e será realizado no domingo, 26 de julho, entre 9 e 15 horas. Outra novidade é que haverá cordões de isolamento entre as carretas, pessoas a cavalo ou em quadriciclos. Quem for a uma dessas modalidades não poderá transitar pelas demais.

“Situações como duas pessoas em um mesmo cavalo e uso de esporas por parte dos cavaleiros estão proibidos pelo novo regramento. A expectativa é de que esse ordenamento da cavalgada traga uma situação de satisfação para a sociedade em geral”, disse a promotora de Defesa do Meio Ambiente, Meri Cristina Gonçalves.

As carretas das comitivas também não poderão parar ao longo do trajeto, e os menores de idade que, porventura, estiverem no evento terão que utilizar pulseiras com cores diferentes dos adultos, para facilitar a identificação por parte dos órgãos fiscalizadores.

Além disso, o Corpo de Bombeiros vai auxiliar no cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público e as comitivas. Cerca de 250 PMs e bombeiros vão auxiliar na segurança e fiscalização.

“A Segurança se planejou para que a gente consiga suavizar os impactos. Teremos a Polícia Militar com 120 homens apoiando a segurança privada do evento, além dos alunos-soldados do Corpo de Bombeiros apoiando as ações de fiscalização do Ministério Público e a Delegacia Itinerante funcionando na área”, disse o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias.