Minicurso com técnicas de reanimação cardiorrespiratória é realizado no Pronto-Socorro

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Educação Permanente do Pronto-Socorro de Rio Branco (NEP), realiza o 1º Minicurso “Atuação e Função da Equipe Profissional em uma Parada Cardiorrespiratória”. Ao todo serão quatro turmas. A primeira ocorreu na última quinta-feira, 26. 

“O treinamento envolve profissionais da Saúde do PS, Upas, equipe de limpeza, vigilantes e também familiares de pacientes. É uma disseminação de conhecimento com técnicas de RCP (Reanimação Cardiorrespiratória) de alta qualidade, com apoio do diretor Areski Peniche e Dr. Guilherme Pissa, que coordenou os ligantes no treinamento”, afirma a coordenadora do NEP, Mônica Nascimento. 

Se um paciente que fica sem assistência durante 5 a 10 minutos voltar a si, a chance de ter sequela é grande. Foto cedida.

O Minicurso é realizado em parceria com a Liga Acadêmica de Clínica Médica da Ufac (LACM) e Alfa – Liga de Emergências Médicas e Trauma. Outras turmas foram formadas nesta sexta-feira, 27, e também neste sábado, 28, às 9h.  No dia 5 de outubro haverá nova turma, também às 9h. 

A parada cardiorrespiratória é a perda súbita de consciência, respiração e função cardíaca. Quando o paciente deixa de receber as manobras de RCP, a qual promove o bombeamento do sangue – substituindo a função do coração até o retorno da circulação espontânea, pode morrer em poucos minutos. Quanto mais precoce o suporte de reanimação maior é a chance de o paciente sobreviver.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter