Escola Rural desenvolve método de ensino da matemática

Sudoku, jogo de damas, dominó, cartas numéricas, roleta das quatro estações, jogo mágico. O que isso tem a ver com o ensino da matemática? Para o professor Antônio Amarildo da Silva, tudo. E foi juntando esses e outros jogos que ele desenvolveu um novo método de ensinar a disciplina aos alunos.

Essa experiência culminou  com a 5ª feira de conhecimentos da Escola Rural Maria do Carmo Ramos, que foi realizada nesta sexta-feira, 27. A escola fica localizada no km 20 do ramal Linha Nova, no município do Bujari. Chegar a localidade pode ser um sacrifício para muitos devido às condições do ramal, mas não para os alunos, que mostraram interesse e disposição em aprender a nova metodologia.

“Brincando também se aprende” foi o tema da feira de conhecimentos deste ano Foto: Mardilson Gomes

Antônio é professor da escola e o coordenador da feira. Explica que a ideia em realizar uma atividade voltada para a disciplina de matemática foi da professora Marileuza Martins, gestora da escola. “Nossa ideia foi mostrar como é possível ensinar a disciplina de forma prática”, disse.

“Esses jogos ajudam no processo de ensino-aprendizagem porque mexem com o raciocínio lógico dos alunos, tornando, inclusive a matemática uma disciplina mais interessante e mais simples de se aprender”, explicou.

Projeto envolveu todos os alunos da Escola Maria do Carmo Ramos Foto: Mardilson Gomes.

Ele tem razão. Que o diga a estudante Miriam de Souza Diniz, que está no terceiro ano do ensino médio. Ela conta que tinha dificuldade para aprender a disciplina, mas a partir das atividades desenvolvidas na feira, está aprendendo mais. “Esses trabalhos nos ajudaram a quebrar o mito de que a matemática é uma disciplina chata”.

Seu colega de trabalho é o Welliton Silva de Souza. Ele não gosta muito da disciplina, mas não nega que as atividades ajudaram muito a compreender melhor o conteúdo que é aplicado pelo professor em sala de aula. “Tem ajudado muito em nossos estudos”, comenta.

A feira ajudou alunos a desenvolver o raciocínio lógico Foto: Mardilson Gomes

Uma das maiores incentivadoras da feira é a professora Marileuza Martins. “A gente percebia que o pessoal tinha muita dificuldade na aprendizagem dos conteúdos de matemática, então resolvemos, esse ano, fazer uma feira voltada somente para os jogos matemáticos”, explicou.

A Escola Maria do Carmo Ramos existe há 18 anos e atende mais de 240 alunos de diversos locais de ramais da região, como o Antônio das Tintas, o Samaúma, o Cedro, o Duas Irmãs, o Gevan e o Bilola.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter