O Instituto de Terras do Acre (Iteracre) entregou, até o fim de 2013, mais de 12 mil títulos de propriedade em todas as cidades acreanas. O trabalho é realizado em parceria com várias instituições públicas, como prefeituras, Tribunal de Justiça e cartórios. A expectativa para este ano é entregar mais seis mil títulos definitivos, já registrados, somente na capital, contemplando também as instituições religiosas.
Glenilson Figueiredo, diretor-presidente do órgão, disse que a regularização dos templos religiosos ocorre por meio do Iteracre desde 2012, por determinação do governador Tião Viana. “O governo sempre foi parceiro das instituições religiosas. Esse reconhecimento é oferecido em contrapartida ao relevante trabalho social desenvolvido pelas igrejas nas comunidades”, afirmou.
Em Rio Branco a regularização fundiária nos bairros Pedro Roseno e Boa União já foi totalmente concluída. Além disso, as equipes do Iteracre continuam com frentes de serviço em mais 16 bairros da capital. As cidades de Jordão, Marechal Taumaturgo e Rodrigues Alves também já estão com a situação fundiária regularizada.
Clévis Mustafá, pastor, disse que esse é mais um passo importante dado pelo governo do Estado na promoção das ações comunitárias e agradeceu o empenho da equipe do Iteracre. “É um momento de muita alegria para nossa igreja. Sem o título nós ficamos impotentes e sem acesso aos serviços públicos. A nossa comunidade aprova o trabalho realizado pelo governo na Baixada do Sol”, afirmou.
Nesta quinta-feira, 30, o instituto realiza a entrega dos títulos definitivos de mais 50 igrejas. O evento será realizado na Biblioteca Pública Estadual, a partir das 15 horas, e contará com a presença do governador Tião Viana e do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre.