Com o auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) lotado de jovens de diversos movimentos, o governador Tião Viana iniciou nesta sexta-feira, 5, o Mês da Juventude no Acre. Ao longo deste mês, o governo do Estado, por intermédio da Assessoria Especial da Juventude, realizará atividades educacionais, culturais e esportivas em Rio Branco, Tarauacá, Sena Madureira, Capixaba e Assis Brasil.
Toda a população jovem dessas cidades está convidada a participar dos “rolês radicais”, diálogos, feira de profissões, palestras e momentos especiais, como o Expressão Jovem e o Conexão Jovem. Para o governador, preocupar-se com a geração que representa o futuro do desenvolvimento do país é uma de suas prioridades, com desafios pela educação e pela geração de emprego.
“Será um mês dedicado intensamente à nossa juventude. E estamos inserindo um trabalho voltado ao xadrez, à matemática, aos esportes radicais, tudo aquilo que a juventude pode entender como um caminho cultural e de relações humanas. Tudo isso para alimentar as expectativas de um mundo que atenda os jovens melhor. Um mês que possa consagrar uma nova agenda para a juventude do Acre”, disse Tião Viana.
Valorização dos jovens
A ideia do Mês da Juventude é principalmente de dialogar sobre as conquistas e desafios do jovem de hoje, além de deixar de apontá-lo como um problema, e sim como a solução. O assessor especial da Juventude, Weverton Matias, agradece as parcerias de um governo que continua a acreditar nos jovens.
“O Mês da Juventude é resultado de um esforço conjunto do governo do Estado envolvendo diversas instituições públicas e da sociedade civil quando estamos apresentando toda essa agenda diversificada, colocando o jovem como protagonista. Vamos mobilizá-lo pela coletividade”, conta Matias.
Para José Alberto Júnior, que faz parte dos movimentos pela juventude, o momento é especial. “Estamos aí para fortalecer sempre o movimento. Através do skate e do grafite que trabalhamos, estaremos sempre presentes.”
O deputado federal Leo de Brito também esteve presente, e ao lembrar que já foi assessor da Juventude, reforçou: “Quando vejo um mês desse voltado a dar oportunidades para os jovens, fico muito feliz. Lembro que, quando assumi a pasta da Juventude, a expectativa dos jovens era nenhuma. Não existiam as leis de incentivo à cultura e ao esporte, e o acesso à educação superior era embrionário. Hoje celebramos que tudo isso avançou, e não aceitaremos retrocesso”.