Melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica é tema de oficina

O programa é avaliado pelo MS que observa os indicadores e metas que o município deve cumprir (Foto: Cedida)
Programa é avaliado pelo MS, que observa os indicadores e metas que o município deve cumprir (Foto: Cedida)

Nesta segunda e terça-feira, 13 e 14, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Atenção Primária, promoverá a Oficina do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). O evento será das 9 às 17 horas, com intervalos para almoço, no auditório do Acreprevidência, em Rio Branco.

O objetivo é promover a qualificação do cuidado e da gestão na atenção básica, a partir dos dados coletados pelo sistema de informação do PMAQ.

A oficina será conduzida por representantes da Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica (CGGAB) do Ministério da Saúde (MS), direcionada aos técnicos das secretarias de Saúde de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro e Sena Madureira.

Também estarão presentes ao evento representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), da Comissão Intergestores Regionais (CIR), das três regionais de saúde, do Programa Estadual de Saúde na Escola e da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Lançado em 2011, o PMAQ é um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde.

De acordo com Marília Carvalho, gerente da Divisão Estadual de Atenção Primária, no Acre, mais de 95% dos municípios estão cadastrados no PMAQ e 86,40% das Equipes da Estratégia de Saúde da Família aderiram ao Programa.

“Esse programa veio mudar a realidade da saúde pública, principalmente nos municípios, pois funciona por meio da indução de processos que buscam aumentar a capacidade das gestões municipais, estaduais e federal, para oferecer serviços de saúde que assegurem maior acesso e qualidade à população”, completou Marília.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter