Saúde fortalece cuidado aos pacientes com novo prédio do Serviço de Transplantes na Fundhacre

Desde a última semana, o Serviço de Transplantes da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) está funcionando em um novo ambiente para proporcionar um melhor atendimento aos pacientes com indicação de transplante de fígado, rim e córnea ou pacientes já transplantados.

Antes da melhoria, o serviço funcionava prioritariamente em uma sala, portanto, o novo espaço representa um grande salto na melhoria da assistência, uma vez que, para receber o atendimento multiprofissional, os pacientes precisavam percorrer vários setores da Fundhacre. Agora, em um único local, eles já podem ter todo o atendimento que precisam, como relata a paciente Débora Pereira.

Paciente Débora Pereira aprovou a mudança. Foto: Agnes Cavalcante/Fundhacre

“Antes desse novo espaço, a gente fazia uma peregrinação pelo hospital, ia ali pra confirmar a consulta, dali entrava pra outro lado no salão, aí os exames já fazia ali, tudo em um lugar diferente. Agora, meu Deus do céu, a gente chega e resolve tudo aqui. Então, pra mim tá perfeito, até porque a gente não precisa ficar se expondo andando no hospital, então fico muito mais tranquila”, destaca a jovem, que tem apenas 20 anos e há três, recebeu um novo fígado, após cirurgia de transplante na Fundhacre.

A percepção da paciente é a mesma testemunhada pela coordenadora do Serviço de Transplantes da Fundhacre, Valéria Monteiro. “Agora eles chegam, já são recebidos numa recepção própria para eles, ficam aqui na espera. Realmente toda a assistência é dada aqui no novo prédio e os pacientes relatam que gostaram muito da mudança, sem contar que os nossos pacientes tomam medicamentos imunossupressores, então o fato de eles ficarem aqui num ambiente reservado para eles também é muito importante pra saúde de cada um”, explica Valéria Monteiro.

Paciente são recebidos em recepção própria. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O novo prédio conta com investimento superior a R$ 1,2 milhão. São recursos próprios do governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop) e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), além de recursos oriundos de emendas parlamentares dos então deputados federais Léo de Brito e Raimundo Angelim. A presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza, reforça:

“Nós recebemos na última semana uma visita técnica do Ministério da Saúde visando a habilitação para o transplante renal na Fundhacre e foi a coroação desse novo espaço que vai oferecer muito mais comodidade aos nossos pacientes transplantados. É uma alegria enorme para nós podermos inaugurar esse espaço e oferecer um ambiente melhor não apenas para os pacientes, mas também para os nossos servidores. Um ambiente amplo e completo que só vai agregar nesse serviço tão importante”, avaliou Ana Beatriz.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter