Médico planeja instalar clínica de oncologia em Cruzeiro do Sul

Projeto privado de clínica de oncologia com tratamento pago pelo SUS deve começar a funcionar ano que vem (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Projeto privado de clínica de oncologia com tratamento pago pelo SUS deve começar a funcionar ano que vem (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governador Tião Viana recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira, 3, o médico oncologista Antônio Vendette, que veio conversar sobre os planos de instalar um Centro de Tratamento em Oncologia em Cruzeiro do Sul com o objetivo de atender todo o Vale do Juruá. Atualmente cerca de cinco mil pacientes com câncer estão cadastrados em todo o Acre, 40% vive no Juruá.

Como o único Hospital do Câncer do estado se encontra na capital, centenas de pessoas acabam necessitando ter de se mudar para Rio Branco e realizar o tratamento longe da família e do lar. A iniciativa privada de uma clínica para o tratamento, com os procedimentos pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), iria fazer com que as pessoas não tivessem mais necessidade de se dirigir para a capital.

“Estamos querendo que essa clínica entre em funcionamento já no ano que vem. Vale lembrar que o próprio Hospital do Câncer não oferece mais TFD [Tratamento Fora de Domicílio] desde 2007, a não ser para casos de transplante de medula óssea. Temos tudo para realizar os tratamentos aqui”, conta o oncologista Antônio Vendette.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter