Medalhistas da Obmep são recebidos pelo governador Tião Viana

“Esse é o meu maior orgulho: todos os medalhistas são das nossas escolas publicas”, disse o governador Tião Viana ao receber os estudantes acreanos que foram medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2017.

Os acreanos conquistaram 64 medalhas, entre bronze e prata, além de 110 de Menção Honrosa. Cinco deles, acompanhados de representantes do Instituto de Matemática, Ciências, Filosofia e Ética (IMCFE), foram recebidos no gabinete pelo chefe do Executivo na tarde desta quinta-feira, 24.

Na oportunidade, Tião Viana congratulou os estudantes falou sobre o fortalecimento do ensino de exatas na região.

“Assim como já existe a Ajal [Academia Juvenil Acreana de Letras], que incentiva e fomenta a língua portuguesa no Acre, será criado um espaço de exatas para conciliar matemática com leveza. Um ambiente para trabalhar, brincar e difundir a matemática”, explica Tião Viana.

O gestou revelou ainda que, como forma de reconhecimento e valorização pelo destaque dos acreanos em nível nacional, vai condecorar todos os medalhistas em uma cerimônia especial para esse fim. A data ainda será definida.

Também acertou com o coordenador do IMCFE, Eliomar Amorim, de instituir uma olimpíada estadual de matemática. “A ideia é valorizar os estudantes com habilidades em exatas e despertar em outros jovens o interesse pela área e assim perseguir o caminho do ouro”, pontua.

Christopher, com apenas 16 anos, já tem cinco medalhas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O estudante Christopher Souza, que já coleciona cinco medalhas, falou entusiasmado da conquista da prata nesta edição. “Consegui porque a matemática é tudo para mim. Amo os números e tive o apoio de muita gente, em especial do Instituto de Matemática, que me ajudou muito com os cursinhos”, conta.

O IMCFE é uma instituição estadual que oferece diversos cursos para a população acreana, como forma de apoiar o ensino público, entre eles os cursos de matemática básica, avançada e lógica. Além disso, oferece um curso preparatório específico para a Obmep.

Obmep

A Obmep é a maior competição de matemática do país e busca estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Este ano teve a participação de quase um milhão de estudantes de todas as regiões brasileiras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter