Debates movimentam eleições do Programa Jovem Parlamentar

Candidatos do PJPA tiveram oportunidade de apresentar suas propostas (Foto: Eduardo Gomes)

Em todas as escolas de ensino médio de Rio Branco, por toda a semana, haverá debates dos alunos que são candidatos dentro do Programa Jovem Parlamentar Acreano (PJPA), lançado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE). As eleições acontecem nesta sexta-feira, 24.

Na escola Heloísa Mourão Marques (HMM) os quatro candidatos realizaram um debate com os alunos no auditório da Escola, onde puderam apresentar suas propostas para o mandato parlamentar, que durará quatro meses, e também ouvir sugestões dos colegas.

“É um momento importante para a nossa escola porque efetiva, na prática, o exercício da cidadania, fortalecendo com isso o processo democrático, ajudando nossos alunos a escolher melhor seus representantes”, opinou o professor Mauro Sérgio da Cruz.

Os candidatos da escola HMM são Artêmio Oliveira de Brito, Iorrany Rillary Castro, Sara Isabele dos Santos e Lucas Enrico. Apenas um será eleito, mesma metodologia em todas as 23 escolas de ensino médio onde acontecem as eleições do PJPA.

Para Lucas Enrico, os jovens deveriam deixar de criticar o fazer político e conhecer mais os candidatos. “Eu vejo o  Jovem Parlamentar como um programa muito bom para as nossas escolas e ele poderia continuar por muitos e muitos anos”, afirmou.

A aluna Iorrany Castro também apóia a iniciativa e destaca que os estudantes sentem falta de uma maior interação com a política. “Sentimos muito a falta disso, do debate, e a gente quer fazer o melhor”, disse. Pensamento semelhante tem a candidata Isabele Castro, para quem a escola também tem dado um apoio fundamental.

De acordo com o aluno Artêmio Oliveira, esse processo de escolha dos alunos é fundamental porque “tudo o que conseguimos até hoje foi através do fazer político e essa interação dentro da escola não acontece muito por causa da corrupção, mas esse projeto veio para a gente ter uma interação melhor”, destacou.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter