Maternidade de Cruzeiro do Sul fortalece atendimento humanizado

Moderna UTI neonatal abriga bebês prematuros nascidos na Maternidade do Juruá (foto: Leônidas Badaró)

Durante agenda na última semana na região do Juruá, o secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, fez uma visita ao Hospital da Mulher e da Criança Irmã Maria Inete, em Cruzeiro do Sul. Na maternidade, o gestor da saúde estadual acompanhou um pouco do trabalho que vem sendo feito na região e que tem proporcionado às mulheres um atendimento de qualidade.

A aquisição de novos equipamentos estão garantindo um melhor acolhimento dos usuários dos serviços de obstetrícia, ginecologia, neonatologia, pediatria e outros destinados à saúde da mulher e da criança do Vale do Juruá.

A unidade tem recebido constantes investimentos que elevam a qualidade do atendimento prestado. A aquisição de três incubadoras; dois carros emergência; cinco oxímetros de bolso; camas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), 50 colchões, melhorias na climatização e novas poltronas, permitiu a ampliação dos serviços na unidade.

Maternidade realiza mais de 200 partos por mês

O hospital maternidade, atende cerca de 800 mulheres por mês, além de realizar uma média de 220 partos mensais, conta com 84 leitos, sendo 20 alojamentos conjuntos – com acomodações para acompanhantes; 11 de ginecologia; oito do método Mãe Canguru; seis de pré-parto, parto e pós-parto – um desses com banheira para realizar o parto na água; três leitos rede – para as mães indígenas; 11 de pediatria; quatro de recuperação pós-anestésica; dois de UTI’s maternas; 10 de UTI’s neonatal; quatro salas cirúrgicas, uma sala de curetagem, um consultório de avaliação, um banco de leite e um lactário.

A humanização, prioridade da maternidade, possibilita à mulher escolher a melhor maneira de dar à luz, além de receber orientação sobre os métodos disponíveis no local e os benefícios de cada um.

Com mais de mil atendimentos e procedimentos ao mês, entre partos naturais e cesáreos, atendimentos ambulatoriais e de urgência e emergência, o hospital também realiza exames laboratoriais e de apoio diagnóstico, como ultrassonografia, raios X, mamografia e eletrocardiograma, para os pacientes internados.

Atendimento humanizado é prioridade no Hospital da Mulher em Cruzeiro do Sul (Foto: Leônidas Badaró)

“Não tem satisfação maior para um gestor do que comprovar como os investimentos mudam a vida das pessoas. Algum tempo atrás eu estive com o governador Tião Viana entregando equipamentos, e hoje estou comprovando a qualidade do atendimento que poucas maternidades na Amazônia conseguem proporcionar”, enfatiza Gemil.

Além da população de Cruzeiro do Sul e das regiões do Juruá e Tarauacá/Envira, a unidade de saúde atende ainda pacientes oriundos dos municípios amazonenses de Ipixuna, Eirunepé e Guajará. População estimada em cerca de 200 mil pessoas.

Governo tem investido na aquisição de novos equipamentos para o Hospital da Mulher e da Criança no Juruá (Foto: Leônidas Badaró)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter