Maternidade Bárbara Heliodora organiza programação especial em alusão ao Dia da Mães

Comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães, que este ano ocorrerá no próximo dia 8, vai ser a primeira vez que algumas mães e até gestantes comemoram a data com seus filhos. Pensando nessas mamães de primeira viagem, o Sistema de Assistência à Mulher e à Criança (SASMC) preparou uma programação especial do Projeto Gestar para essa semana tão especial.

O Projeto Gestar foi idealizado a partir da necessidade de preparar a gestante que vai ser mãe pela primeira vez, com o objetivo de iniciar os cuidados da gestação, incentivo e orientação ao parto normal, além da realização e acompanhamento do pós-parto e da prevenção de depressão pós-parto.

Mães participam da programação especial do projeto. Foto: Pedro Devani/Secom

De acordo com Laura Pontes, gerente-geral do SASMC, a ideia desse programa é deixar mães, pais e acompanhantes familiarizados com o ambiente da Maternidade Bárbara Heliodora, onde o projeto funciona.

“Nossa ideia é deixar nossas futuras pacientes seguras e orientadas de tudo o que acontece aqui na maternidade, principalmente deixá-las dispostas à colaboração na hora do parto humanizado”, conta.

Pontes destaca que a missão da instituição é instruir e construir junto à família o que é realmente um parto, gerar as expectativas reais desse acontecimento. Destinado a todas as gestantes de Rio Branco, esse programa é 100% gratuito.

A ação vai do dia 5 ao dia 8 de maio. Foto: Pedro Devani/Secom

A gestora informa, ainda, que às terças-feiras são realizadas lives pela rede social do sistema assistencial, com temas relacionados à maternidade, e às quintas-feiras acontecem encontros presenciais com as participantes do projeto, com temas relacionados às práticas que a mãe vai ter com o seu bebê.

Programação Especial

Em alusão ao Dia das Mães, a SASMC iniciou, na última quinta-feira, 5, uma edição do Projeto Gestar de Dia das Mães. No primeiro dia foi organizado o chá de bênçãos, que envolveu pinturas na barriga, fotos, lanches baseados na dieta correta da gestante e uma palestra com a psicóloga da instituição.

As ações são realizadas também nesta sexta-feira, 6, com uma roda de música no jardim da Maternidade Bárbara Heliodora, e no sábado, 7, quando vai haver um grupo de oração conjunta com as gestantes.

O Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio. Foto: Pedro Devani/Secom.

As festividades vão até o próximo domingo, 8, quando haverá a entrega de presentes, um almoço especial e uma missa para comemorar a data.

“O Dia das Mães deve ser lembrado com muito carinho e amor todos os dias. Nós, da gerência da maternidade, temos alegria em comemorar esse dia com muito respeito e carinho para todas as nossas pacientes e servidoras”, conclui Pontes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter