Em Cruzeiro do Sul, forças de segurança participam de curso de operacionalização de drones

Fortalecer a Segurança Pública do Acre tem sido ação prioritária da administração estadual. A qualificação dos policiais é um dos investimentos no setor que tem gerado expressivos resultados no combate à criminalidade e à violência em geral.

Curso de operacionalização de drone: investimento traz dinamismo à atuação das forças de segurança local. Foto: Marcos Santos/Secom

Ao longo desta semana, agentes das forças de segurança de Cruzeiro do Sul participam de capacitação para operacionalização de drones, oferecida pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) do Acre. A turma é formada por 16 agentes, entre policiais militares, civis, federais e penais, além de bombeiros militares e membros do Exército Brasileiro, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

São 50 horas de curso para uma turma de 16 agentes. Foto: Marcos Santos/Secom

O objetivo da ação é aprimorar o patrulhamento das áreas urbanas e rurais do município e ampliar o combate a crimes ambientais na região. Em 50 horas de aulas serão transmitidas noções sobre leis que regulamentam o uso do equipamento, instruções de navegação por satélite, mapeamento da região, além de conhecimentos sobre voo manual e automatizado, localização de alvo e aplicações do Aparelho Remotamente Pilotado (RPA), que é a definição da legislação para drones.

“O uso de drones em atividades ostensivas, investigações e levantamentos de informações terá um grande impacto”, destacou o instrutor e comandante do BPA, major Kleisson de Oliveira Albuquerque.

Tecnologia vai auxiliar no monitoramento de áreas urbanas e rurais da cidade, além de ampliar o combate a crimes ambientais na região. Foto: cedida

O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6ºBPM), tenente-coronel Edvan Rogério, avalia que o incremento da tecnologia traz dinamismo à atuação das policias na região. “O investimento em tecnologia é importantíssimo, pois nos auxilia na operacionalização de todas as modalidades de policiamento. O drone é uma ferramenta fundamental para o efetivo monitoramento das áreas urbanas e rurais”, pontua.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest