Matéria alterada da Agência de Notícias é divulgada em rede social

printDurante o fim de semana, foi divulgada nas redes sociais a notícia falsa de que não haveria Expoacre e a cavalgada este ano. Utilizando um print alterado da Agência de Notícias, a imagem editada compartilhava desinformação, manipulando a opinião pública acerca de um evento tradicional, que é sempre muito aguardado pela população acreana.

A violação do direito autoral é configurada, nesse caso, por alterar a originalidade e a propriedade intelectual do texto. A Agência de Notícias é o portal oficial do governo do Estado. O site tem a licença Creative Commons, que delimita que a reprodução de textos é livre, desde que citados a fonte e o autor.

“Esse foi um ato irresponsável, que em nada contribui com a população. Não se trata de uma montagem qualquer, pois utilizaram todo o layout da Agência para dar a entender que a notícia era verdadeira. Tratamos imediatamente de esclarecer que se tratava de uma mentira, pois a Expoacre vai ser realizada –  inclusive a comissão organizadora trabalha em ritmo acelerado com os parceiros para fazer mais uma edição desse evento, que é esperado por muitas pessoas”, esclarece a secretária Adjunta de Comunicação, Andréa Zílio.

As notícias da Agência são compartilhadas também na sua página oficial no Facebook, uma fonte confiável nas redes sociais.