Massagem para bebês é tema de capacitação na Maternidade

Servidores da Maternidade Bárbara Heliodora (MBH), em Rio Branco, participarão do curso sobre massagem shantala para bebês, ministrado pelo massoterapeuta Bento Ushunawá. As aulas serão no auditório da unidade, nesta quarta, 29, a partir das 8 horas. O curso tem como objetivo ensinar, por meio da teoria e da prática, a massagem como método preventivo e intervenção de baixo custo.

shnatala
Curso faz parte do projeto de saúde e bem-estar oferecido pelo governo do Estado (Foto: Cedida)

A massagem para bebês é um projeto idealizado pelo gabinete da primeira-dama, Marlúcia Cândida, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que busca a abordagem atualizada sobre o ato de tocar e a importância do afeto e da interação social no desenvolvimento humano.

De acordo com o massoterapeuta Bento Marques, a modalidade é mais que uma simples massagem, é um ato de amor. “A shantala é uma conversa amorosa e silenciosa entre a mãe e o bebê. Por meio dela, a criança se sente acolhida, amparada e ao mesmo tempo reconhece o mundo pelo toque. Sem contar que o sistema de defesa da criança fica mais forte, evitando doenças”, explicou.

O massoterapeuta disse que uma das finalidades do curso é levar aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais, que lidam diretamente com as crianças, as técnicas de alicerce para o amor, para a manutenção da saúde mental e para a boa convivência familiar.

Shantala

O mistério do toque saudável e afetivo, de acordo com o ritmo do universo. Assim é descrita a massagem indiana, conhecida como shantala. A técnica milenar é transmitida oralmente de mãe para filha. É fortemente influenciada pelas tradições do yoga e da medicina ayurvédica, sendo especialmente indicada para os bebês.

É também muito utilizada em bebês com traumas de nascimento e crianças hiperativas, a fim de estimular a inteligência para um melhor rendimento escolar e contribuir para um relacionamento familiar harmônico.