Em 2005, a escola superou a média nacional no Ided
A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais e o trabalho de dedicação dos professores para que todos os estudantes alcancem resultados satisfatórios, são os grandes diferenciais apontados pelos gestores da escola estadual Maria Raimunda Balbino, de Rio Branco, para que a instituição esteja entre as finalistas do Prêmio de Gestão Escolar. O projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação visa identificar e premiar as práticas educacionais que inovam e resultam em melhorias de ensino e aprendizagem nas escolas públicas estaduais.
Esta é a primeira vez que a escola Maria Raimunda Balbino se inscreve para participar da avaliação. De acordo com a diretora, Alice Silva um dos motivos foi a média alcançada no Ideb (Índice de Desenvolvimento de Ensino Básico) em 2005, a escola obteve nota 5, superando a média estadual e até mesmo a nacional. “Toda a equipe atua como educadores. Nosso compromisso e responsabilidade com os alunos promovem os resultados positivos”, destacou a gestora.
Diariamente uma professora especializada em ensino especial trabalha de maneira individual com os treze alunos portadores de necessidades especiais. Maria do Rosálio conta que é gratificante acompanhar a evolução ainda que gradual. “Me emociono ao ver o avanços dos nossos alunos”.
“A professora me ajuda a aprender a ler e escrever" |
O programa leitura livre e o de reforço dos alunos com maior dificuldade de aprendizagem também foram apresentados à Secretaria de Educação. A aluna Indrid Cristina Mariano da Silva, de seis anos, é uma das que participam das aulas de reforço. “A professora me ajuda a aprender a ler e escrever”, disse ela. Já a pequena Alice Inácio, também da 1ª série destaca a importância da oficina de leitura que acontece na biblioteca da escola. “É bem interessante participar da aula de leitura. Eu gosto muito de ler e de conhecer a histórias de crianças”.
A coordenadora de ensino Rosenilda Pacífico garante que o trabalho em equipe já rendeu bons resultados, como por exemplo, a diminuição do índice de evasão escolar, além de ter aumentado o número de aprovações com qualidade. Em 2001 87,5% dos alunos foram aprovadas, e em 2007 o número de aprovações chegou a 96,1%. “Isso é fruto de um trabalho simples, mas sério. Estamos desenvolvendo as habilidades de nossos alunos”, conclui a coordenadora.