Estímulo e valorização do aluno elevam rendimento escolar

Produção textual e leitura são práticas constantes na instituição que tem Ideb 4,2

luiza_batista_premiao_medalhas_jogos_esporte_58.jpg

Escola investe em atuação coletiva para desenvolver ações voltadas a melhoria do rendimento dos alunos (Foto: SEE/Secom)

Iniciativas que colocam como prioridade a formação e valorização integral do aluno e tomam como base o respeito mútuo, a criatividade e a excelência no ensino. Estes são os eixos que norteiam o projeto pedagógico apresentado pela Escola Luiza Batista de Souza para concorrer à nona edição do Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar.

Ao longo do ano letivo, a instituição  desenvolve ações voltadas para a melhoria do rendimento escolar dos alunos, por meio de uma atuação coletiva onde todos os segmentos da escola participam visando conseguir avanços na aprendizagem. Um exemplo desta iniciativa é o projeto “Aluno e Turma Nota 10” que premia com medalhas bimestralmente os estudantes que se destacam em sala de aula, nos quesitos freqüência, conhecimento, comportamento e preservação do material didático.

A evolução do rendimento escolar dos alunos de 1ª a 4ª é muito positiva, em torno de 88%, número que vem aumentando significativamente a cada ano. No caso da EJA, este percentual fica em torno de 80%.A taxa de abandono chega a menos de 1% e o Índice de Desenvolvimento Educacional (Ideb) que era em 2005, de 3,9 alcançou na última avaliação 4,2.

Maria Lúcia, gestora da instituição, acredita que homenagear os jovens pelo seu compromisso e desempenho é contribuir para uma escola mais agradável, acolhedora e comprometida, além de promover a auto-estima dos alunos e consequentemente, a elevação dos índices de aprendizagem. A diretora ressalta ainda a importância da escola participar de um evento como o Prêmio Gestão. “Se todo gestor soubesse o quanto é importante este prêmio, participaria. Ele é o melhor programa para um gestor potencializar a melhoria da escola e ajustar o que não funciona”, justifica.

O maior diferencial da Luiza Batista se revela no trabalho de parceria com pais, alunos, professores e funcionários que são convocados a caminhar na mesma direção, ou seja, rumo à melhoria da qualidade do ensino. Ação evidenciada através do programa “Mania de Ler” que estimula a leitura e a escrita, além de estabelecer que o autor confeccione o seu próprio livro, despertando assim, sua criatividade artística. Concluída essa etapa a comunidade escolar fica responsável em julgar e eleger o melhor roteiro literário produzido em sala de aula, por alunos da 1ª a 4ª série.

Situada no Conjunto Esperança II, a Escola Luiza Batista, atende 1050 alunos distribuídos nos três turnos, nas modalidades de ensino fundamental de 1ª a 4ª série e na Educação de Jovens e Adultos-Eja.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter