Mãe de sete tem renda com pequeno negócio

manicure
Trabalhando em casa, Maria pode dar atenção aos filhos (Foto: Edna Medeiros/Secom)

“Ofereceram para eu fazer o curso de manicure, para ter uma renda, justamente porque tenho um monte de filhos”, conta Maria Mendes. O curso foi perto da sua casa, no bairro Belo Jardim II. Durou pouco mais de três meses e logo que concluiu, ela começou a trabalhar.

Aos 35 anos de idade, é mãe de sete filhos. A primogênita, Josiane, de 18 anos, a única que já saiu de casa, é casada e está grávida de sete meses. Depois vem Jaqueline, com 16 anos, Wesley, 15, Daniel,dez, Wellington Diego, nove, Delciane, sete, e a caçula Izabelly, com apenas um mês de vida.

O marido é servente de pedreiro, mas a renda obtida por Maria já está lhe trazendo alguma autonomia: “Meu trabalho me dá um dinheiro que serve pra comprar o pão de manhã, o leite, a manteiga, um caderno, umas coisinhas pra mim e aí não preciso mais ficar pedindo pra marido”, explica.

A manicure conta que antes mesmo de receber o kit da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), já tinha conquistado clientela. “Comecei comprando dois esmaltes, um adesivo e alicate. Quando vi, já tinha dez clientes”. Recebeu o kit há pouco mais de três meses, então, o trabalho que inicialmente fazia no domicílio das clientes passou a ser em sua própria casa.

“Fui ganhando de 10, 12, 15 reais e as vizinhas passavam avisando que vinham fazer a unha depois. Hoje já aumentou o tanto de cliente e também o tanto de esmaltes”, brinca. E para complementar a renda do seu pequeno negócio, passou a revender produtos de beleza.

O entusiasmo de Maria no empreendimento é tão grande, que quando questionada sobre a dupla jornada de ser mãe e profissional, não titubeia: “E com o dia das mães vai ser muito bom, porque aí vai ter mais cliente fazendo as unhas!”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter