Lançada Cartilha de Gestão de Riscos no Manuseio de Agrotóxicos no Estado do Acre

Publicação é produto de um esforço interstitucional para prevenção, preparação e resposta rápida para acidentes com esses produtos químicos

cartilha_02.jpg
cartilha_03.jpg

Secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral, no lançamento da cartilha ambiental (Fotos: Sismat Assessoria)

Na última reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Cemact), realizada no Horto Florestal, em Rio Branco, foram apresentados os produtos finais do Programa Nacional de Prevenção, Reparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos e Perigosos – P2R2.

O Cemact exerce uma prática democrática de fortalecer a articulação do poder público com a sociedade civil. São realizadas reuniões periódicas, na qual a cada nova proposição de política pública busca-se gerenciá-la, enfatizando que é caracterizado pelo pluralismo de representantes, o que torna mais eficiente.

O P2R2 após um longo processo de identificação, caracterização e mapeamento de produtos químicos perigosos no Estado, apresentou a cartilha de "Gestão de Risco no Manuseio de Agrotóxico no Estado do Acre". O P2R2 é constituído de ações executadas por meio da integração entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Saúde, Defesa Civil e Instituto de Meio do Acre.

Com base nos conhecimentos levantados a intenção é seja alcançada uma diminuição nos impactos ambientais. "A cartilha tem informações que nunca foram antes levantadas no nosso estado, que nos ajudará a fazer a prevenção, a nos preparar e estar prontos para respostas rápidas em caso de acidentes e emergências químicas. Teremos atenções voltadas com plano de educação-sanitária voltada para os agricultores e famílias", explica a coordenadora do P2R2, Rosana Cavalcante.

A cartilha alerta sobre a cadeia do uso do agrotóxico desde a entrada do produto, o controle de comercialização, estoque até a coleta e o recebimento das embalagens vazias.

cartilha_01.jpg"O manual é fruto de um esforço técnico interinstitucional, que dá conhecimento necessário a técnicos, produtores e sociedade sobre o uso dos agrotóxicos, mitigando os seus efeitos no meio ambiente. O uso responsável é uma forma de contribuição que cada um pode fazer pelo desenvolvimento sustentável", enfatiza o secretario estadual de meio ambiente, Eufran Amaral.

Na reunião também foi solicitada a reativação da Câmera Técnica de Agrotóxicos do Acre – CTAA (Proposta de Anteprojeto de Lei de alteração da Lei nº 1.116/94, regulamentada pelo Decreto 4.809/02).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter