Laboratórios da Funtac disponibilizam serviços à comunidade

Diversas pesquisas são realizadas no LPN (Foto: Arquivo Secom)
Diversas pesquisas são realizadas no LPN (Foto: Arquivo Secom)

Há quase 29 anos a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) impulsiona o desenvolvimento científico e tecnológico no estado. Recentemente, o governo lançou o aplicativo que deve facilitar o acesso aos serviços prestados pelos laboratórios, muitas vezes ainda desconhecidos pela comunidade.

A estrutura da Funtac conta com Laboratório de Produtos Naturais (LPN) e Laboratórios de Serviços Tecnológicos. No LPN, por exemplo, são realizadas diversas pesquisas técnicas com espécies vegetais.

Laboratório de asfato (Foto: Angela Peres/Secom)
Laboratório de asfato (Foto: Angela Peres/Secom)

A fundação também disponibiliza a prestação de serviços, como a análise físico-química e microbiológica de água e alimentos para uma parte das indústrias e empresas acreanas.

Já os laboratórios de solos, asfalto, cerâmica e concreto apoiam diretamente as ações de governo em todos os municípios do Acre, com enfoque no controle tecnológico das obras.

De acordo com a diretoria, o envolvimento de comunidades, cooperativas e associações no campo das pesquisas tem sido um ponto forte dos projetos desenvolvidos com ativos amazônicos. Exemplo disso é a produção de fitocosméticos e fitoterápicos.

Serviços podem ser conferidos pelo aplicativo (Foto: Alexandre Noronha)
Serviços podem ser conferidos pelo aplicativo (Foto: Alexandre Noronha)

Além de lançar o aplicativo, durante a Expoacre este ano a Funtac apresentou o resultado do último experimento com as espécies de buriti e cupuaçu, que deram origem à linha profissional de produtos para cabelos quimicamente tratados.

Para a diretora-presidente Silvia Luciane Basso, a novidade da ferramenta do aplicativo – que ainda está disponível apenas para smartphones sistema Android – vai facilitar o contato de empresas e pessoa física que desejem solicitar serviços.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter