Jovem escritor acreano cria “Academia Juvenil de Letras”

Autor de dois livros de contos e poemas, o estudante da rede pública de ensino, Jackson Viana, de apenas 14 anos, teve uma iniciativa ousada e pioneira no estado: criar a “Academia Juvenil Acreana de Letras”. O objetivo do projeto é aproximar e incentivar os jovens à leitura.

AH3K0368
“O que queremos é dar um espaço para que a comunidade conheça um pouco mais o universo literário”, diz Jackson Viana (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A academia surgiu em agosto do ano passado, logo após a realização de uma oficina de leitura promovida por ele. “O público para a oficina superou minhas expectativas. Foram mais de cem pessoas prestigiando o evento, e isso me fez perceber que só precisamos desenvolver mais projetos que incentivem a leitura”, conta.

Desde então, com a parceria de professores de língua portuguesa do Estado, o jovem escritor desenvolveu o projeto da Academia Juvenil, que tem como objetivo principal promover mais oficinas de leitura, saraus com poetas, antologia com jovens da academia e, principalmente, atrair mais jovens para o hábito da leitura.

“O que queremos é dar um espaço para que a comunidade conheça um pouco mais o universo literário”, explica Jackson.

Para a secretária de Comunicação Andréa Zílio, iniciativas como essa devem sempre ser apoiadas. “O papel do Estado em muitos aspectos é o de fomentar a educação e a cultura, e o governador Tião Viana tem um olhar muito atento a isso. Temos um belo trabalho desenvolvido nessa área nos últimos 16 anos, com ótimas bibliotecas e casas de leitura. A iniciativa de Jackson é mais uma ferramenta para agregar, compartilhar, trocar experiências e incentivar a leitura”.

O projeto, que está previsto para sair ainda este ano, empossará 40 membros, entre eles, professores e estudantes de 12 a 18 anos. A iniciativa tem apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter