Jornalista e acadêmicos da Ufac participam de bate-papo

gomide ufac
Encontro envolveu acadêmicos do primeiro e quinto períodos de Jornalismo da Ufac (Foto: Allen Ferraz)

Como pensar e executar jornalismo de forma barata. Este foi o tema principal do encontro do jornalista Thiago Gomide com os acadêmicos do curso da Universidade Federal do Acre (Ufac) na segunda-feira, 9.

O bate-papo é resultado de uma parceria entre a instituição e a Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac). Cerca de 30 alunos do primeiro e quinto períodos participaram da conversa.

gomide ufac2
Como pensar e executar jornalismo de forma barata foi o principal tema da conversa (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O jornalista contou algumas de suas experiências na profissão em diversos veículos de comunicação pelos quais passou, produtos que executou e incentivou os estudantes a produzir o próprio material.

“Trago comigo sempre meu kit repórter: um tripé pequeno, um microfone estilo boom e outro de lapela, que comprei por um preço baixo, e meu celular. Somente com esses equipamentos já produzi diversos trabalhos”, disse Thiago durante a conversa.

Ele ainda destacou pontos sobre a mudança dentro das grandes redações. “Antigamente, era comum sair equipes completas de até sete pessoas para produzir uma reportagem. Hoje a realidade mudou, e saem no máximo duas ou três pessoas, que produzem, operam a câmera, entrevistam e até mesmo editam.”

Para a estudante do quinto período Aline Rocha, o bate-papo foi um momento produtivo e incentivador. “Para nós, que cursamos jornalismo, toda informação e conhecimento são bem-vindos e necessários. Poder ouvir as dicas e conhecimentos de alguém que já está no ramo há certo tempo é um privilégio”, destaca.

A acadêmica ainda ressalta o ponto que achou mais interessante da conversa: “Eu me interessei bastante pelo jeito de fazer jornalismo com os dispositivos que já temos, sem gastar muito dinheiro. Isso abriu mil possibilidades”.