Governo apresenta projeto para implantação do Centro Comercial de Brasileia

Com a validação da Aneel, a doação é uma realidade e o projeto do centro comercial já foi elaborado pela equipe de governo (Foto: Pedro Devani/Secom)
Com a validação da Aneel, a doação é uma realidade e o projeto do centro comercial já foi elaborado pela equipe de governo (Foto: Pedro Devani/Secom)

Durante agenda em Brasileia nesta terça-feira, 10, o governador Tião Viana apresentou aos comerciantes e à população o projeto para a implantação do Centro Comercial da cidade. A construção só será possível graças ao esforço de Tião Viana, que conseguiu em Brasília, com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), efetivar a doação de um terreno da Eletrobras Acre para a implantação do centro.

Após encontrar soluções legais que validassem e tornassem juridicamente viável a doação, Tião Viana informou que irá avançar nas agendas com as instituições financeiras para tratar das linhas de crédito para os comerciantes iniciarem a construção de suas lojas.

“Foi uma luta intensa. A presidência da Eletrobras disse várias vezes que queria ajudar, já que o governo tinha doado o terreno, mas a companhia não contava com o mecanismo legal. Até que se chegou a uma solução encontrada a partir de um arranjo jurídico feito em Furnas, que possibilitava o formato de doação para o governo do Estado”, conta o governador.

Com a validação da Aneel, a doação é uma realidade e o projeto do centro comercial já foi elaborado pela equipe de governo. “Vamos trabalhar o ‘Shopping Verde’, que pode ser uma ilha de isenção fiscal que muito vai ajudar os empresários que irão trabalhar lá”, propôs o governador.

Tião Viana apresentou aos comerciantes e a população, o projeto para a implantação do Centro Comercial da cidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana apresentou aos comerciantes e à população, o projeto para a implantação do Centro Comercial da cidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O terreno mede cerca de cinco mil metros quadrados e está avaliado em R$ 500 mil, localizado na principal avenida da cidade, a Manoel Marinho Monte. A conquista é um esforço pessoal do governador Tião Viana para ajudar os comerciantes afetados pelas últimas alagações do Rio Acre.

“Essa área será destinada à restruturação do comércio da parte baixa de Brasileia. Esse é o esboço do que foi construído. São ao todo 40 lojas destinadas ao comércio, todas centradas com praça de alimentação e estacionamento. Um projeto para os próximos 20 anos”, explica o diretor da Sedens, José Aníbal.

Comerciantes agradecem ao governo

A deputada estadual Leila Galvão foi uma das principais mediadoras das agendas entre o governo e os comerciantes. Em nome da comissão instituída pela classe, o comerciante Edvalson Braga lembrou as primeiras reuniões do grupo com o governador Tião Viana.

“Essa doação levou tempo e entraves, mas tudo em nome da burocracia exigida na situação. Mas, com o empenho do governador, foi possível solucionar esse problema, e hoje temos a grata satisfação de ver que este centro comercial já é uma realidade”, disse o representante.

Trecho da carta da Eletrobras ao governo do Acre

Após os desdobramentos da reunião com a Aneel, em Brasília, a Eletrobras encaminhou ao governo do Acre uma carta sobre o andamento do processo de doação de terreno para construção do Centro Comercial em Brasileia. Confira os trechos principais.

“(…) Informamos que foi fundamental a contrapartida em forma de doação realizada pelo governo do Estado a esta empresa para a instalação de uma subestação de energia. Esta companhia anuiu com o processo de doação do referido imóvel para a implantação do novo Centro Comercial, direcionado aos pequenos comerciantes de Brasileia que tiveram 95% de suas lojas submersas pela grande enchente de 2012.

A atuação do governo do Estado junto à Aneel resultou a anuência à doação do referido imóvel em 2 de maio de 2016, pela Eletrobras. Em continuidade, a conclusão do processo de doação passará pela aprovação da diretoria executiva e do Conselho de Administração da Eletrobras Distribuição Acre. A reunião da diretoria será nesta terça-feira, 10, e os encaminhamentos dados serão encaminhados ao governo do Acre (…).”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter