A campanha contra paralisia infantil (poliomielite) e sarampo te início no sábado, 8, em todo o estado. O lançamento foi realizado no Posto de Saúde da Família Vitória, bairro Chico Mendes. O público alvo são crianças de um a menores de cinco anos para paralisia infantil e de seis meses a menores de cinco anos para sarampo. A vacinação se estende até o dia 28 deste mês.
A meta deste ano é imunizar 29,1 mil crianças contra a paralisia infantil e 24,5 mil contra o sarampo, rubéola e caxumba no estado. Mais de mil profissionais de saúde trabalharão na campanha, distribuídos em cerca de 200 postos de vacinação, além de 100 veículos terrestres e fluviais.
“A vacina é segura, induz à boa imunidade do intestino e também do humor, possibilita a imunização dos contatos com as pessoas vacinadas, além de ser recomenda pela Organização Mundial de Saúde [OMS]”, garante a gerente estadual da vigilância epidemiológica, Alissandra Santos.
Em 2014, o Brasil comemora 35 anos de campanhas nacionais contra a poliomielite e 25 anos sem a doença. Em 1994, o país recebeu o certificado de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus selvagem. Dados OMS demonstram que 10 países registraram casos da doença em 2013 e 2014. Em 2014, também foram notificados 154,6 mil casos de sarampo em 175 países.
“Nosso alvo é evitar a reintrodução da pólio e a ocorrência de casos importados e futuros surtos de sarampo no Acre e no Brasil”, finaliza Alissandra.