Iteracre realiza audiência pública no Belo Jardim lll

(Foto: Felícia Nascimento)
Na ocasião, os moradores esclareceram dúvidas sobre regularização fundiária (Foto: Felícia Nascimento)

Os moradores do bairro Belo Jardim III, em Rio Branco, puderam esclarecer dúvidas e receber informações sobre os avanços dos trabalhos de regularização fundiária na comunidade. O bate-papo foi promovido durante a audiência pública realizada pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre), na semana passada.

Na oportunidade, o diretor-presidente da autarquia, Nil Figueiredo, falou sobre a importância da regularização fundiária e o trabalho em parceria com a associação de moradores e governo do Estado. “Este é um momento histórico, principalmente para a comunidade”, disse.

Figueiredo destacou ainda as dificuldades enfrentadas durante o processo de regularização, mas garantiu a conclusão dos trabalhos. “Já estamos realizando todos os procedimentos. O processo é demorado, mas iremos concluir, e estamos dispostos a enfrentar todas as dificuldades juntos, com fé, coragem e esperança”, ressaltou.

Além dos moradores e servidores do Iterace, estavam presentes representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, lideranças comunitárias e religiosas.

O presidente da Associação de Moradores do Belo Jardim III, Elder Soares, definiu o momento como oportuno. “A aquisição do título definitivo é um sonho para a comunidade, um salto para as gerações futuras e de grande necessidade. Poderemos participar de outros programas do governo, fazer financiamento, ou seja, uma oportunidade para mudarmos nossas vidas.”

Para Cléia Velozo, de 59 anos, que mora na comunidade há mais de 15 anos, é impossível conter a ansiedade. “Estou muito ansiosa por esse momento. Pois só com o título em mãos seremos de fato donos da terra”, afirmou.

Avanços

A política de regularização fundiária, iniciada em 2011, na primeira gestão do governador Tião Viana, já beneficiou mais de 37 mil famílias em todo o estado. A estimativa é de que, até o fim do ano, esse número seja ampliado para 40 mil.

Nos últimos cinco anos, 17 mil títulos de propriedades foram entregues, gratuitamente, em Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter