Huerb utiliza protocolo internacional que prioriza urgências e emergências

Fluxo de atendimento na unidade deve priorizar urgências e emergências (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Fluxo de atendimento na unidade visa agilizar atendimentos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Desde abril deste ano, como projeto piloto, o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) implantou um novo sistema de fluxo de prioridade para melhorar o atendimento e diminuir o tempo de espera dos pacientes que utilizam a unidade.

Em agosto, o sistema passou a vigorar definitivamente, com o atendimento aos usuários sendo feito por prioridade, baseado no Protocolo de Manchester, que classifica os pacientes após triagem baseada nos sintomas, que por meio do uso de cores permite definir rapidamente qual é a situação de cada paciente, resultando em atendimentos mais rápidos e no acolhimento mais eficiente.

O diretor do Huerb, Fabrício Lemos, observa que o estabelecimento desse protocolo permite que o paciente seja o principal beneficiado.

O gestor ressalta ainda que atualmente, dentro da capital, existem 62 postos de saúde, quatro URAPs (Unidade de Referência de Atenção Primária) e três UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) atendendo 24 horas – uma no bairro Sobral, uma no Segundo Distrito e outra na Cidade do Povo. Além disso, há ainda a Policlínica Joseh Alexandre, no bairro Tucumã.

“Pedimos a população para não superlotar o Huerb. O Pronto-Socorro é para atender as emergências, como, por exemplo, pacientes com AVC [Acidente Vascular Cerebral] e infarto, acidentes com iminência de morte – por arma de fogo ou arma branca – ou automobilísticos com traumas”, detalha o diretor.

Lemos reforça que pacientes que precisam de atendimentos para doenças crônicas, dores que estão sentindo há muito tempo ou ainda que buscam consulta ou diagnóstico devem se dirigir às UPAs ou aos postos de saúde e URAPs.

“A medida visa melhorar o fluxo de atendimento para aqueles usuários que realmente precisam de atendimentos de urgência e emergência”, observa.

O paciente que busca os serviços que não são de urgência e emergência no Pronto-Socorro de Rio Branco serão orientados e encaminhados a outras unidades de saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter