Iphan abre inscrições para mestrado em patrimônio cultural

O aluno desenvolverá atividades sobre o acervo arquitetônico em madeira existente no Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O Casarão, patrimônio tombado pelo Estado, é um dos prédios mais tradicionais do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou o Edital de Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural. São oferecidas 20 bolsas para vários estados da federação.

Para o Acre há vaga dirigida a graduados em Arquitetura e Urbanismo.  “Quem for selecionado desenvolverá, no Iphan do Acre, atividades relacionadas à existência de acervo arquitetônico edificado em madeira, que possui forte significado cultural no estado, além do trabalho de identificação dos ofícios tradicionais da região do Juruá”, explica Deyvesson Israel Alves Gusmão, superintendente do Iphan – Acre.

O aluno também realizará atividades cotidianas que possam envolver o objeto de estudo da dissertação do mestrado, bem como qualificá-lo como profissional, a partir da participação em vistorias, processos de licenciamento, oficinas e reuniões interinstitucionais.

O mestrado profissional tem como proposta formar, durante 24 meses, profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuar em no campo da preservação do patrimônio cultural. O curso associa as práticas de preservação nas unidades da instituição, distribuídas no território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa.

As inscrições já estão abertas e se estendem até o dia 2 de março de 2015. O início das atividades dos candidatos selecionados será dia 3 de agosto de 2015, conforme determinações do edital disponível no Portal do Iphan: www.iphan.gov.br.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter