Reformas de aeroportos do Acre são garantidas pelo governo federal

O governo federal anunciou nesta sexta-feira, 6, por intermédio da Secretaria de Aviação Civil (SAC), que investirá R$ 2 bilhões em reforma e construção de 80 aeroportos de oito Estados da região amazônica. O Acre é um dos contemplados pelo recurso. Estão previstas intervenções nos aeroportos de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e nos aeródromos de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

As reformas serão em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo (Imagem: site da SAC)
As reformas serão em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo (Imagem: site da SAC)

A medida faz parte do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, apontado como prioridade do governo federal para o setor. Segundo a Secretaria de Aviação Civil, a escolha desses aeroportos e aeródromos foi feita de maneira estratégica, considerando previamente a dificuldade de acesso ao local, como é o caso de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Os primeiros processos licitatórios devem ser iniciados a partir de julho deste ano, e o prazo estimado para as reformas são de 8 a 18 meses. Em entrevista concedida ao site da SAC, o ministro-chefe da aviação civil, Eliseu Padilha, afirmou que o enfoque na região amazônica permitirá não só a interiorização do transporte aéreo, como também do desenvolvimento econômico da área.

“Vamos integrar o Brasil para que todos os brasileiros tenham acesso a um transporte que um dia atendeu apenas uma parcela da população e hoje é quase popular”, comemorou Padilha.